No início deste ano, após uma batalha de pesquisas (na internet e em livros) e que envolveu grandes amigos virtuais, apreciadores de orquídeas (como eu), conseguimos publicar a vez primeira sobre esta belíssima e incomum orquídea terrestre, já tratando-a como Pteroglossa roseoalba. O fato de se manter inerte na estação seca e ressurgir vagarosamente no início do inverno, lhe confere toda uma magia que encanta e suscita satisfação. Este ano, por considerar que o inverno foi menos abundante e que o verão está mais severo, ela emitiu flores em menor quantidade e sequer pôde garantir a formação de cápsulas de sementes, mas ainda assim, garantiu um espetáculo!
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
Brassia rex - flores 2015
O que dizer deste gênero e desta espécie de orquídea? Acho que a palavra "satisfação" resume tudo, pois anteriormente (antes de adquirir esta orquídea), a pretendia, mas achava que ela pudesse não se desenvolver bem aqui na minha região; isso não aconteceu! Ou melhor, aconteceu ao inverso! Eu a adquiri e ela tem se desenvolvido muito bem e florescendo regularmente nos últimos 2 anos.
Obs. como se poderá observar nas fotos abaixo, são 2 mudas em floração.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Catasetum barbatum - flores 2015
Após postar por duas vezes sobre este belo Catasetum barbatum (sempre separando a sua florada genuinamente feminina, da masculina), ora trago uma postagem que aglutina os dois tipos de florações; primeiro eu postei sobre as flores femininas (que se constituiu na primeira florada), na qual eu lamentei porque era composta justamente das flores femininas (isto em 2014); por volta de meados deste ano eis a segunda postagem (e a alegria), pois se tratava das belíssimas flores masculinas (e as barbas de suas flores, ou seja, barbatum)... Então, nos últimos meses deste ano, esta orquídea não se deu por satisfeita e produziu outras três hastes florais, sendo duas de flores femininas e uma de flores masculinas (somando cerca de 80 flores distintamente elegantes).
É isso que faremos abaixo, mostrar as flores femininas, seguidas das masculinas e depois as duas em simultâneo. Espero que apreciem!
Femininas
Masculinas
As duas...
sábado, 12 de dezembro de 2015
Epidendrum pseudodifforme - flores 2015
Certamente esta já e a minha 4ª publicação sobre este Epidendrum pseudodifforme de abundantes florações, compostas por pequenas flores de tom esverdeado que se confundem com as próprias folhas.
As postagens anteriores foram:
Como eu possuo pelo menos 4 mudas deste Epidendrum pseudodifforme (nas mais diversas situações: dentro ou fora do orquidário; em vasos e/ou fixados em árvore) a quantidade de flores é grande, o que gera uma boa leva de fotos - o difícil é escolher entre tantas!
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
Campylocentrum organensis - flores 2015
Trago as pequeninas, mas fascinantes, flores da Campylocentrum organensis, que começou a florir exatamente no ano passado; é difícil contar as flores desta orquídea, mas tenho feito isso e observei que passa de 100 flores por florada. É uma orquídea que, apesar de ser micro, suporta a incidência de sol (direto) por algumas horas; muitas vezes a encontramos "recoberta" por poeira, em pequenos arbustos nas beiras das estradas, o que parece ser útil (de alguma forma) para ela.
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Anacheilium vespa - flores 2015
Ano passado eu publiquei a vez primeira sobre esta bela orquídea, naquela época intitulei a postagem de Encyclia vespa, porém, fazendo outras pesquisas observei que há uma grande quantidade de sinônimos para a mesma, sendo outros nomes muito comuns "Prostchechea vespa" e "Anacheilium vespa". Então, neste momento achei mais adequado (conforme as pesquisas citadas), intitular esta postagem entendendo-a como pertencente ao gênero Anacheilium.