terça-feira, 25 de janeiro de 2022

58 - Orquídea: Phalaenopsis pintalgado - 10 anos de Flores

Olá pessoal!

E então chegamos a mais uma orquídea da nossa coleção, totalizando um total de 10 anos de florações consecutivas, compreendendo o período entre os anos de 2012 a 2021.

Sobre a aquisição dela, a mesma foi adquirida em 2010, através de uma troca com uma orquidófila de Rio Largo/AL e dois anos depois já iniciou sua primeira floração, mantendo a produção de maneira ininterrupta até a presente data; e assim espero que continue a florir, com qualidade e beleza.

Como todos sabem, o gênero Phalaenopsis é um dos mais amplos e populares, talvez por isso não se dê a devida importância na composição de coleções de orquídeas e/ou simplesmente plantas, de um modo geral. Ainda assim é preciso reconhecer algumas de suas qualidades, dentre outras: a abundante produção de flores; a durabilidade das floradas; a beleza de suas flores, formas e cores; a fácil adaptabilidade no cultivo em uma série de situações climáticas, desde a mais frias até as mais quentes; a sobrevida de maneira satisfatória em ambientes internos, a boa resposta em diversos tipos de cultivo, em diversos materiais, placas, árvores, vasos, substratos etc.

Abaixo eu trago um breve resgate fotográfico de algumas florações, dentre esses 10 anos de puro capricho e beleza.

Especificamente quanto a quantidade de flores, em cada ano, vale destacar que em 2012 e 2015, ela produziu apenas 2 flores em cada florada e depois voltou a aumentar a quantidade de flores, sendo o ápice justamente neste ano de 2021, com 56 flores produzidas, numa mesma haste e em outras hastes que se alternaram desde abril a outubro deste ano.

Recém plantada, quando foi adquirida em 2010.
Detalhes do labelo.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Catasetum ciliatum - flores 2021

Olá pessoal! 
Trazendo hoje para vocês mais uma floração deste emblemático Catasetum ciliatum. Este é um Catasetum de diferentes características, a meu ver, em relação aos Catasetums que costumamos encontrar na nossa região. Porém, vale ressaltar que o mesmo nunca foi encontrado aqui naturalmente, eu o adquiri graças a uma permuta com uma orquidófila de Pilar/AL.
O que acho de diferente nele, em relação aos outros encontrados aqui, é que os pseudobulbos são mais finos e eretos, a haste floral também surge e se mantém ereta, mesmo após a produção de botões e abertura das flores.
Está sendo cultivado, desde a sua aquisição, num vaso de plástico com substrato para epífitas.

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Denphal pink - flores 2021

Olá pessoal!

Trazendo para vocês fotos de mais uma belíssima floração desta Denphal pink. Este gênero, também conhecido como Dendrobium phalaenopsis tem se difundindo cada vez mais, especialmente por conta da beleza e abundância nas suas floradas. Por isso também tem sido possível encontrar cores diferenciadas, com a difusão de uma diversidade incrível de híbridos encontrados a venda desde supermercados, feiras e exposições de orquídeas.

Trata-se então de um gênero de orquídeas de fácil cultivo, de precocidade na produção de flores, facilidade na produção de keikes (pós floradas), o que implica na possibilidade de ter diversas outras mudas em pouco tempo, sem necessariamente ter que fazer divisões na planta matriz.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

409 - Orquídea: Phalaenopsis alba

Olá pessoal!

Olha só, até 2014 eu vinha publicando aqui no blog sobre uma Phalaenopsis alba (filha única, como se diz). No entanto, ela definhou e precisei interromper o registro de florações dela, bem como as postagens aqui no nosso blog.

Ano passado, porém, eu ganhei uma nova Phalaenopsis alba, de orquidófilas de Garanhuns/PE, quando o Grupo Orquidófilo daquele município visitou meu orquidário.

Então, a partir de então passo a postar sobre as floradas da Phalaenopsis alba desta nova planta que me foi presenteada.