E então chegamos a mais uma orquídea da nossa coleção, totalizando um total de 10 anos de florações consecutivas, compreendendo o período entre os anos de 2012 a 2021.
Sobre a aquisição dela, a mesma foi adquirida em 2010, através de uma troca com uma orquidófila de Rio Largo/AL e dois anos depois já iniciou sua primeira floração, mantendo a produção de maneira ininterrupta até a presente data; e assim espero que continue a florir, com qualidade e beleza.
Como todos sabem, o gênero Phalaenopsis é um dos mais amplos e populares, talvez por isso não se dê a devida importância na composição de coleções de orquídeas e/ou simplesmente plantas, de um modo geral. Ainda assim é preciso reconhecer algumas de suas qualidades, dentre outras: a abundante produção de flores; a durabilidade das floradas; a beleza de suas flores, formas e cores; a fácil adaptabilidade no cultivo em uma série de situações climáticas, desde a mais frias até as mais quentes; a sobrevida de maneira satisfatória em ambientes internos, a boa resposta em diversos tipos de cultivo, em diversos materiais, placas, árvores, vasos, substratos etc.
Abaixo eu trago um breve resgate fotográfico de algumas florações, dentre esses 10 anos de puro capricho e beleza.
Especificamente quanto a quantidade de flores, em cada ano, vale destacar que em 2012 e 2015, ela produziu apenas 2 flores em cada florada e depois voltou a aumentar a quantidade de flores, sendo o ápice justamente neste ano de 2021, com 56 flores produzidas, numa mesma haste e em outras hastes que se alternaram desde abril a outubro deste ano.
Recém plantada, quando foi adquirida em 2010. |
Detalhes do labelo. |