terça-feira, 23 de abril de 2024

406 - Orquídea: Dendrobium secundum tipo

Tamanho da flor: até 1,25 cm;

Origem: Burma, Tailândia, Malásia, Sumatra, Bornéu, Nova Guiné, Filipinas;

Temperatura: intermediária a quente;

Luminosidade: 50%[i];

Clima: quente e úmido;

Vegetação: planta epífita de florestas com altas temperaturas e umidade em áreas alagadiças; na natureza encontram-se embaixo de árvores, estando protegidas da luz solar dierta;

Luminosidade: luz média, vegetando em matas onde recebe luz de forma indireta;

Floração: inverno;

Tamanho das flores: 2,5 cm em média [ii].

Observação: comprei esta planta recentemente e, "para não variar", acabei sendo enganado pelo orquidário que me vendeu, porque no anúncio se tratava do Dendrobium secundum albo. Mas quando floriu, conforme se vê, é o tipo. Enganação à parte, fiquei satisfeito com o desenvolvimento da planta, que está sendo bem progressivo, com pseudobulbos sequenciais maiores que os anteriores, bem como o resultado desta primeira floração.

Desde que chegou plantei ela num vaso de plástico com substrato para epífitas e 'taí' o resultado, foram mais de 40 flores, ali agrupadas, como uma espiga.


terça-feira, 16 de abril de 2024

435 - Orquídea: Aspasia silvana

“Este gênero de orquídeas foi descrito em 1832 pelo botânico inglês John Lindley (1799-1865), provavelmente o mais renomado de todos os orquidófilos. Ele descreveu centenas de gêneros e espécies, publicou muitos artigos e livros científicos, participou da revista Gardner's Chronicle, e em 1857 foi agraciado com a Medalha Real, homenagem da Real Sociedade de Londres para pessoas com importantes contribuições para o avanço do conhecimento da Natureza".

"O nome deste gênero, Aspasia, é uma homenagem a Aspasia de Mileto, a mulher mais famosa da antiga Atenas e amante de Péricles, o grande líder ateniense, com o qual ela teve um filho".[i] 

"A planta tem aproximadamente 25 cm, sendo uma espécie, cuja origem é a América do Sul. Aprecia clima quente e úmido; é planta epífita (...)". Prefere iluminação mediana, recebendo luz de forma indireta e floresce na primavera. Suas flores têm aproximadamente 7 cm".[ii]

"Espécie nativa e endêmica do Brasil, distribuída no Nordeste (Bahia) e Sudeste (Espírito Santo), Aspasia silvana indicou afinidade com Aspasia lunata, principalmente devido ao alongamento na base da coluna na porção adnata ao labelo, e pelas sépalas e pétalas estreitas que as ambas possuem. No entanto, elas se diferenciam pelo porte maior de Aspasia silvana, pelas cores, forma de labelo e distribuição geográfica de ambas espécies”.[iii]

Observação: esta foi a primeira floração desta incrível espécie de orquídea, aqui no meu cultivo. Eu já tinha a Aspasia lunata e a Aspasia variegata, mas me surpreendeu o tamanho destas flores, bem como a beleza e os detalhes do seu labelo. Veja mais foto abaixo e também um pequeno vídeo.

terça-feira, 9 de abril de 2024

Phalaenopsis listrado x pintado - flores 2024

Olá pessoal! Trazendo para vocês mais uma floração desta Phalaneopsis. Eu não tenho muitas orquídeas deste gênero, mas esta é uma das mais espetaculares; gosto dessa distribuição da cor vermelha neste fundo totalmente branco (é uma combinação incrível).

Veja que eu não fotografei ela em toda a sua plenitude de floração, mesmo assim, com botões ainda para abrir, estava espetacular.

Atualmente está sendo cultivada em vaso de plástico com substrato típico para orquídeas epífitas.