ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: junho 2025

domingo, 22 de junho de 2025

Cattleya portia baronesa 'coerulea' - flores 2025

 

Olá pessoal!

Trazendo para vocês esta singela floração deste híbrido primário, essa belíssima Cattleya portia baronesa 'coerulea'. Este ano a floração foi em pseudobulbo único porque eu fiz uma separação de rizomas nela, transformando a touceira em diversas outras mudas; resultado disto foi que esta nova matriz ficou com menos pseudobulbos e floriu em apenas um deles; mesmo assim garantiu este belo cacho de flores.

terça-feira, 17 de junho de 2025

Floração de Macambira-rosa (fotos e vídeos).


"A macambira-rosa (bromelia arenaria) é uma espécie de bromélia da família das bromeliáceas, conhecida por suas flores rosadas. É comum encontrar essa planta em áreas secas e quentes, principalmente na Caatinga do Nordeste brasileiro".
Nome científico: bromelia arenaria.
Família: bromeliácea.
Flores: possui flores rosadas que a diferenciam de outras espécies de macambiras.
Distribuição: principalmente na Caatinga brasileira.
Outras informações: a macambira-rosa é uma planta perene, que pode viver por vários anos. As flores são atraentes para abelhas e outros insetos, contribuindo para o seu processo de polinização. Esta bromélia também pode ser utilizada na jardinagem, como planta ornamental [1]

sexta-feira, 13 de junho de 2025

416 - Orquídea: Cattleya pulcherrima

Híbrido de Laelia lobata x Laelia purpurata.

Trata-se de uma planta de fácil cultivo que gosta de clima quente e bastante luz. Quando adulta pode atingir até 60 cm. As flores podem ter até 13 cm, e em quantidade de até sete por haste floral[i].

O epiteto “pulcherrima” quer dizer “belíssima” e vem do latim “pulchra” – “bela ou linda” e lê-se “pulquérrima”.
Esta orquídea teve a sua primeira floração este ano (talvez por isso) não veio com uma boa formação/armação, mas tá só começando a sua vida de produção de flores.
Aproveitar para agradecer ao Pedro Balinsifer que me presentou com a mesma, em 2021.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Rodriguezia bracteata - flores 2025

Pessoal, trazendo hoje para vocês esta floração de Rodriguezia bracteata, a primeira dela desde que mudei o seu cultivo do vaso para a árvore do quintal.

Dito isto, gostaria de falar um pouco sobre o motivo da mudança: no vaso ela não estava se desenvolvendo bem, as florações eram escassas, o constante ataque de cochonilha era difícil de controlar. Após o transplante para a árvore ela se revigorou, emitiu novos bulbos (com folhas saudáveis) e floriu muito bem, incluindo a produção de cápsulas de sementes; outro detalhe positivo ocorreu em relação ao controle natural de cochonilhas, que está bem reduzido atualmente.

Amigos e Seguidores