ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS

terça-feira, 1 de julho de 2025

468 - Orquídea: Epidendrum radicans 'amarelo'

Este lindo Epidendrum radicans de flores amarelas foi um presente que eu recebi da minha amiga e orquidófila Carla, do Estado de Pernambuco. Salvo engano o mesmo foi recebido em 2023 e naquele mesmo ano ela já iniciou sua primeira floração; depois floriu em 2024 e também neste ano de 2025.

Está sendo cultivado em vaso fundo, de plástico, com substrato comum para orquídeas epífitas. Ainda não fiz testes de cultivo em canteiros de terra, mas acho que poderá se desenvolver bem, também neste condição.

domingo, 22 de junho de 2025

Cattleya portia baronesa 'coerulea' - flores 2025

 

Olá pessoal!

Trazendo para vocês esta singela floração deste híbrido primário, essa belíssima Cattleya portia baronesa 'coerulea'. Este ano a floração foi em pseudobulbo único porque eu fiz uma separação de rizomas nela, transformando a touceira em diversas outras mudas; resultado disto foi que esta nova matriz ficou com menos pseudobulbos e floriu em apenas um deles; mesmo assim garantiu este belo cacho de flores.

terça-feira, 17 de junho de 2025

Floração de Macambira-rosa (fotos e vídeos).


"A macambira-rosa (bromelia arenaria) é uma espécie de bromélia da família das bromeliáceas, conhecida por suas flores rosadas. É comum encontrar essa planta em áreas secas e quentes, principalmente na Caatinga do Nordeste brasileiro".
Nome científico: bromelia arenaria.
Família: bromeliácea.
Flores: possui flores rosadas que a diferenciam de outras espécies de macambiras.
Distribuição: principalmente na Caatinga brasileira.
Outras informações: a macambira-rosa é uma planta perene, que pode viver por vários anos. As flores são atraentes para abelhas e outros insetos, contribuindo para o seu processo de polinização. Esta bromélia também pode ser utilizada na jardinagem, como planta ornamental [1]

sexta-feira, 13 de junho de 2025

416 - Orquídea: Cattleya pulcherrima

Híbrido de Laelia lobata x Laelia purpurata.

Trata-se de uma planta de fácil cultivo que gosta de clima quente e bastante luz. Quando adulta pode atingir até 60 cm. As flores podem ter até 13 cm, e em quantidade de até sete por haste floral[i].

O epiteto “pulcherrima” quer dizer “belíssima” e vem do latim “pulchra” – “bela ou linda” e lê-se “pulquérrima”.
Esta orquídea teve a sua primeira floração este ano (talvez por isso) não veio com uma boa formação/armação, mas tá só começando a sua vida de produção de flores.
Aproveitar para agradecer ao Pedro Balinsifer que me presentou com a mesma, em 2021.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Rodriguezia bracteata - flores 2025

Pessoal, trazendo hoje para vocês esta floração de Rodriguezia bracteata, a primeira dela desde que mudei o seu cultivo do vaso para a árvore do quintal.

Dito isto, gostaria de falar um pouco sobre o motivo da mudança: no vaso ela não estava se desenvolvendo bem, as florações eram escassas, o constante ataque de cochonilha era difícil de controlar. Após o transplante para a árvore ela se revigorou, emitiu novos bulbos (com folhas saudáveis) e floriu muito bem, incluindo a produção de cápsulas de sementes; outro detalhe positivo ocorreu em relação ao controle natural de cochonilhas, que está bem reduzido atualmente.

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Trichocentrum jonesianum - flores 2025


Olá pessoal! Trazendo para vocês a segunda floração desta orquídea Trichocentrum jonesianum (e isso é um grande feito), porque ela tem se mostrado uma planta de difícil cultivo (pelo menos aqui na minha região); inclusive já perdi algumas mudas e esta, salvo engano, é a minha terceira tentativa.

Assim como as anteriores, ela está sendo cultivada em placa de madeira. Desta vez deixei o leque de madeira sobreposto noutro pedaço de madeira, com um pouco de esfagno no meio, na tentativa de manter alguma umidade por mais tempo.

sábado, 24 de maio de 2025

Cattleya cernua - floração 2025


Ainda bem, pessoal, mais uma boa floração desta Cattleya cernua, a qual, tendo se recuperado bem, vem de floração seguida. Está sendo cultivada num toquinho e assim, bem adaptada. Cultivar esta espécie requer alguns cuidados específicos e, mesmo eu não dando uma atenção especial, ela tem se desenvolvido bem.

Amigos e Seguidores