ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 201 - Orquídea: Epidendrum Paniculatum

quarta-feira, 13 de maio de 2015

201 - Orquídea: Epidendrum Paniculatum


"Epidendrum paniculatum é uma orquídea epífita no gênero Epidendrum. Esta planta floresce no verão com muitas flores de 2,5 cm de largura. As flores são perfumadas. É encontrada na floresta de Belize, Costa Rica, Panamá, Ilhas de Barlavento, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Brasil e Argentina em altitudes até 2.100 m. As plantas crescem em clima quente e pode ser cultivado em tamanho médio de casca de pinheiro com perlita. Prefere períodos de secagem entre rega e luz brilhante. É recomendado alongar período de secagem um pouco no inverno[i]”.
O nome da espécie "Paniculatum" quer dizer "com Panículas", ou seja, um tipo de inflorescência que se caracteriza por um cacho composto, no qual os ramos vão decrescendo da base para o alto, logo, em forma de pirâmide.
 
Observação endógena: mesmo sem mencionar em nenhuma das minhas Listas de Desejos postadas até agora, a aquisição deste Epidendrum sempre esteve em meus planos. A sua aquisição se concretizou em outubro de 2013 e foi necessário pouco mais de um ano de espera até o contemplar de suas primeiras flores (19 ao todo), que desabrocharam por volta de fevereiro de 2015. As flores são pequenas, mas se destacam bastante, inclusive pelo perfume agradável que liberam.
 
 

[i] Disponível em: http://orchids.wikia.com/wiki/Epidendrum_paniculatum Acesso em out. de 2013.

4 comentários:

  1. Eu tenho um vaso dela e realmente solta muitas florzinhas entre 20 a 30 flores por cacho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um epidendrum incrível e de floradas muito bonitas; infelizmente esta que eu tinha morreu, e ainda não consegui repor na coleção. Grande abraço!

      Excluir
    2. Eu tenho a Epidendro paniculatum.caso tenha interesse,te arrumo corte...

      Excluir
    3. Boa tarde! Agradeço demais, gostaria sim de ter novamente uma muda dele. Adicione meu zap por favor e dê oi pra mim, pra gente combinar (82) 99381-4927

      Excluir

Amigos e Seguidores