quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

322 - Orquídea: Cattleya pão de açúcar

"Registrado por Florália Reunidas em 1992, a Cattleya pão de açúcar é um híbrido resultante do cruzamento entre a Cattleya Kerchoveana (Cattleya schofieldiana x Cattleya schilleriana) e a Cattleya Brabantiae (Cattleya acladiae x Cattleya ioddigesii), que [obviamente] são também cruzamentos".
"A Cattleya pão de açúcar gosta de um clima temperado com temperaturas não muito altas, em média 22º C são aceitáveis com uma boa rega, boa luminosidade e sombreamento de 50% em média".
"Planta epífita, simpodial, bifoliada de pequeno/médio porte, ficando por volta de 40 cm. Com flor muito bonita, tem em média 10 cm, a Cattleya pão de açúcar é muito chamativa  aos olhos, devido ao seu colorido, mesmo não possuindo perfume".
"A duração das flores gira em torno de 15 dias e a época de floração é indeterminada (...)".
"O vaso pode depender muito do local de cultivo, indo o vaso de barro (secagem rápida), ao vaso de plástico (secagem lenta), e o substrato pode variar entre xaxim desfibrado ou em cubos, esfagno, misto de chips de coco com pinus e carvão[1]".

Observação endógena: eu comprei esta bela Cattleya em meados de 2016, era de tamanho pequeno, mas se desenvolveu rapidamente e floriu pela primeira vez em fins do ano passado. Foram apenas 2 belas flores, que certamente enfeitaram o orquidário de uma maneira inédita e plausível. Como se pode ver nas fotos, o labelo é bastante chamativo, mas não se resume a ele, já que as pétalas e sépalas também são bastante atrativas.
__________________________
[1] Disponível em:
http://jsalmazo.blogspot.com.br/2010/12/cattleya-pao-de-acucar.html Acesso dez. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amigos e Seguidores