ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 58 - Orquídea: Phalaenopsis pintalgado

terça-feira, 13 de novembro de 2012

58 - Orquídea: Phalaenopsis pintalgado


“É um gênero natural das Filipinas, e considerada uma das mais belas e populares orquídeas, por isso é produzida e cultivada em longa escala pela indústria brasileira. Por isto mesmo, existe hoje um grande número de híbridos, fruto do cruzamento de espécies em cativeiro".
"A maioria delas é produzida a partir da geração de sementes e depois reproduzida no caule. Conhecida por se adaptar bem em apartamentos de centros urbanos, a Phalaenopsis é uma planta que precisa de rega a cada 7-15 dias, dependendo da época e tolera bem temperaturas mais elevadas. O cultivo ideal é em estufas quentes, precisando de muita sombra".
"Há dois tipos principais: o padrão e a miniatura: o primeiro pode chegar a 1 m de altura, enquanto o segundo chega a 30 cm. Ambas têm estrutura bem semelhante, diferindo apenas no tamanho. (...) Com os Phalaenopsis, de modo geral, é possível produzir centenas de híbridos a partir de plantas puras[1]". Há neste blog uma postagem anterior (e mais ampla) sobre o Phalaenopsis (variedade alba).



O exemplar visto quase na totalidade: Phalaenopsis pintalgado.
Uma porta para uma perfeição: Phalaenopsis pintalgado.

[1]  Disponível em: <www.orquideana.com.br>. Acesso em: jan. de 2007.

6 comentários:

  1. Ola, tudo bem?
    Eu tenho uma orquidia que tem as folhas arroxeadas. Estou curiosaaaa tentando descobrir qual eh, e agora me deparei com estas imagens. A folha arroxeada eh uma caracteristica desse tipo ou simboliza alguma falta de nutriente, agua, etc.?
    Se eu tirasse uma foto, vc acha que conseguiria reconhecer a minha? Eu to com uma forte sensacao que é essa. Tomara!!! :)
    Carlalorena2004@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla. mt obrigado pela visita, viu!
    Esta cor arroxeada no lado oposto da folha e de um verde (forte) no lado de cima pode ser considerada (sim) uma característica do gênero Phalaenopsis (são tb folhas robustas e marcantes). Se a sua orquídea for dessa, será mt bom, pq trata-se de uma orquídea mt boa para o cultivo de iniciantes e tb para ficarem - inclusive - nos interiores de residências. A melhor maneira de reconhecer (gênero e sub informações) de uma orquídea é através da floração (para nós que não somos profissionais da área), mas pelas folhas dá para se ter uma boa avaliação dela. Mande sim para meu e-mail (jalonfaceoculta@gmail.com) a sua foto e eu, em não conseguindo, entro em contato com uns amigos que dispõem de mais informações.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jalon! Que linda Phalaenopsis, adorei a suavidade das cores. Gosto bastante deste gênero, mas não consigo cultivá-lo bem. Desconfio que seja o vento, sempre perco alguns botões florais. Mas a sua está perfeita, parabéns pelo cultivo!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda nesta florada! Depois foi preciso mudá-la de vaso, junto com um verão constante, aí ela está, no momento, meio detonada; mas por iniciar as chuvas, ela se recuperará logo e quem sabe, floresce novamente esse ano! Abraço, boa noite!

    ResponderExcluir

Amigos e Seguidores