Distribuição: "segundo a antiga definição de Sophronitis o gênero é composto por cerca de uma dezena de espécies epífitas, ocasionalmente rupícolas, de crescimento cespitoso, que ocorrem em áreas montanhosas e bastante úmidas, ocasionalmente mais secas da Mata Atlântica, compreendida entre o Paraguai, Argentina e e o estado brasileiro das Alagoas".
Descrição: "apresentam pseudobulbos ovais, verde escuros, acinzentados, densamente agrupados, com uma única folha carnuda, côncava, muitas vezes achatada sobre a planta. A inflorescência surge ao mesmo tempo que uma nova folha sendo que esta funciona como se fosse uma espata. A folha cresce envolvendo os botões e quando esta se abre os botões estão já prestes a abrirem também. Conforme a espécie a inflorescência comporta de 1 a 8 flores, normalmente vermelhas, mas também ocasionalmente alaranjadas, amarelas ou rosadas".
"Em regra as flores são
bastante grandes quando comparadas ao tamanho das plantas, de segmentos quase
sempre bem explanados, possuem labelo trilobado, da mesma cor que as pétalas e
sépalas com ou sem uma mancha amarelada ou rosada próxima da coluna"[1].
“(...) São
melhor cultivadas em vasos pequenos, bem drenados ou pedaços de pau com casca
rugosa e sem tanino, em luminosidade intermediária. Tanto os vasos como os
pedaços de pau em que estiverem plantadas, melhor se colocados para o lado do
nascer do sol. Apreciam boa umidade do ar o ano todo"[2].
Observação endógena: esta pequena orquídea chegou até mim o ano passado e de repente floriu em duas pequenas flores. está fixada num dos barrotes que sustenta a estrutura de (tela) do "orquidário".
Observação endógena: esta pequena orquídea chegou até mim o ano passado e de repente floriu em duas pequenas flores. está fixada num dos barrotes que sustenta a estrutura de (tela) do "orquidário".
[1] Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sophronitis>.
Acesso em: fev. de 2012.
[2] Disponível em: <http://www.orquidariocuiaba.com.br/fichas-de-orquideas/sophronitis-cernua/>.
Acesso : fev. de 2012.
É um dos meus preferidos por suas orquídeas lindas flores.
ResponderExcluirAtenciosamente
http://elorquideario.blogspot.com.es/
Mt obrigado pela visita e comentário. E por me apresentar o Elorquideario!
ResponderExcluirTornar-me-ei visitante constante! Abraço.
Jalonunes
ResponderExcluirDeixei um recadinho no meu blog posta Permuta de Orquideas"
abraços
Ok Bete: obrigado, tô indo ver!
ResponderExcluirOi, Jalon! Você acredita que tenho uma que nunca floresceu? Está comigo há anos e cresce muito lentamente. Solta um novo bulbo a cada ano, é desesperador. O seu exemplar está lindo e a floração é maravilhosa! Parabéns!
ResponderExcluirUm grande abraço,
Sergio
Sinto por vc...é péssimo qd nós aguardamos por elas quase eternamente; mas quase sempre elas nos presenteiam! Eu tive bastante sorte: cerca de um ano depois que a adquiri ela pôs essas duas florzinhas. Neste verão que ainda perdura tem sofrido bastante, mas já mostrou que sobreviverá!
ResponderExcluirValeu mesmo pela visita e pelos comentários, nos meus posts!!
Oi, Jalon! Voltei para contar uma novidade. Acho que minha Sophronitis ouviu meu lamento e resolveu colaborar. Poucos dias depois da minha visita aqui no seu blog, ela revelou um único botãozinho escondido dentro da folha. Em breve, coloco as fotos lá no blog.
ResponderExcluirMuito obrigado por ouvir minhas lamúrias e pelo incentivo!
Um grande abraço,
Sergio
Olha aí que sorte! Mas vou dar duas versões dessa sorte: sorte sua que vai ter mais uma belezinha florida; ou sorte dela que vai ter belas fotos feitas por vc e publicação na internet?
ResponderExcluirDe uma ou de outra: td de bom!
Abraço.
Olá
ResponderExcluirGostaria de saber se não caso dessa orquídea temo a identificação de ESPÉCIE ou TIPO por favor
Grato.
Olá. Eu não saberia explicar bem sobre este gênero, pq é um dos que menos conheço e tenho apenas uma planta, que por sinal ainda não consegui fazer entouceirar. Mas enfim, acredito que esta seja a sophronitis cernua tipo. Abraço.
ExcluirComo eu faço pra obter uma lindeza dessa maravilhosa
ResponderExcluirOlá. Olha, é mais fácil encontrá-las a venda em orquidários online ou mesmo em vendedores via mercado livre, por exemplo. Eu, particularmente, tenho apenas uma, não tem como se desfazer dela. Abraço.
Excluir