quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

51 - Orquídea: Oncidium sphacelatum


“Têm preferência por alta luminosidade ou com sombra moderada. Para cultivar, deve-se plantar em um tronco com a base reta não muito largo, para que se possa manter em pé e planta-se a orquídea amarrada a um tutor virado para o leste. (...) estas orquídeas se agrupam em touceiras".
"O nome científico vem do latim Oncidium = "inchaço", "tubérculo" e sphacelatum = "morte", “enfermidade”.
Habitat: "esta espécie é originária de Campeche, no Sul do México, da América Central e da Venezuela. Esta Orquídea cresce sobre árvores. Área de clima úmido e quente de terras situadas abaixo de 1000 m".
Descrição: "o Oncidium sphacelatum é uma orquídea epífita e ocasionalmente rupícola com pseudobulbos cilíndricos achatados lateralmente de que saem apicalmente duas folhas coriáceas estreitas oblongo linguladas, em seu centro nascem duas hastes florais de pequenas e numerosas flores. Possui ramo floral paniculado. Flores em racemo médio de muitas flores de pequeno tamanho de cor amarelo forte com manchas de cor café".
"Oncidium sphacelatum é uma espécie de orquídeas do gênero Oncidium, também chamado de dama dançante, da subfamília Epidendroideae da família das Orquidáceas”[1].
Observação endógena: este Oncidium sphacelatum floriu pela primeira vez (atualmente), desde que o adquiri em maio de 2010, da cidade de Rio Largo – AL. Trata-se de uma floração (somente) numa haste floral, mas que já demonstrou ser uma planta de flores abundantes (inclusive porque cada haste floral forma grande quantidade de ramificações) e resistentes!



Plantada desde a aquisição num pedaço de tronco de coqueiro.


[1]  Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oncidium_sphacelatum Acesso em nov. de 2012.

6 comentários:

  1. Maravilhosa a florada.
    Parabéns pelo cultivo Jalonunes.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo um presente; depois de tantos anos eu já estava desenganado!
    Obrigado Bete pela visita ao post... Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Jalo, vi no blog da Bete no post que ela fez sobre permuta de orquídeas que vc tem interesse em algumas orquídeas que eu tenho disponíveis. Ainda deseja fazer uma troca? O que vc tem no momento para trocar? Qualquer coisa dá uma passada no meu blog para responder. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luis Renato. Obrigado pelo contato. Quero sim! Virei seu blog e depois te passo minha relação. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jalon!

    Fiquei impressionado com o tamanho desta haste floral. Que espetáculo! Parabéns pela floração e pelo belíssimo cultivo. Se uma só haste produziu esta maravilha, imagine quando a touceira inteira florescer!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. E eu? Não conhecia a capacidade de floração deste Oncidium! Fiquei tb mt impressionado, valeu a pena a sua aquisição!
    Mtobrigado, abraço!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amigos e Seguidores