ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: Artigo: Vanda Manuvadee FCC: uma historieta que chegou ao meio

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Artigo: Vanda Manuvadee FCC: uma historieta que chegou ao meio

Vanda Manuvadee FCC
Uma espera que "chegou ao meio"

RESUMO
Este artigo procura apresentar uma história sobre o cultivo d’uma orquídea do gênero Vanda, as quais são extremamente caprichosas nas flores, mas demoram certo tempo até a primeira florada. Evidenciando, até o momento (“nos 3 primeiros anos de cultivo”) o crescimento constante da sua estrutura, com especial atenção para as suas raízes nuas.

PALAVRAS-CHAVE: orquídeas; vanda manuvadee FCC; desenvolvimento de orquídeas; raízes de vandas.

Adquiri uma Vanda manuvadde FCC de uma orquidófila de Rio Largo-AL, na ocasião, uma pequena muda, me custou R$ 25,00 e a partir daí eu tornei-me ciente que precisaria esperar e muito, o seu desenvolvimento até a primeira florada, quem sabe, um dia!
Uma das coisas incríveis que me encanta nas orquídeas é o fato de que elas seguem processos naturais, geralmente lentos e, que se tentamos acelerá-los poderemos comprometer o bom desenvolvimento e a vida longa da mesma; é verdade que cada orquídea tem características próprias no que diz respeito ao: nascimento, desenvolvimento e produção de flores. Mas, grosso modo, as orquídeas respeitam com naturalidade o decorrer do tempo, nós precisamos saber esperar e contribuir para o seu bom desenvolvimento, por isso, outras pessoas nos dizem que “cultivamos orquídeas”!
Em sendo essencialmente, uma Vanda, tenho continuadamente minha grande prova de que aprecio o acompanhar e o desenvolvimento das orquídeas; dia após dias eu provo a beleza e o sabor de ver o crescimento de novas folhas e de novas raízes...

As Vandas encantam por sua beleza peculiar. Originárias da Ásia, elas são plantas de crescimento monopodial e lento, e alcançam altos valores no mercado. É um curioso gênero de orquídeas que conta com muitos amantes e criadores no Brasil. Por ser criada com as raízes nuas, penduradas por arames, um vaso com brita e pouco substrato pode ser adaptado logo abaixo dela, fazendo com que as suas raízes toquem nele levemente. Costuma ter uma primeira floração só aos 6 anos e a partir desta idade, pode florir até 4 vezes no ano, se bem cuidada e se o inverno não for muito rigoroso. Em dias quentes, gosta de muita água e alta umidade ambiente, devendo ser borrifada de preferência com água mineral, frequentemente. No inverno, reduza a rega e os fertilizantes. Podem chegar a 2m de altura (<http://www.orquideana.com.br> Acesso em jan. 2010).

Este momento é mais ou menos a metade do tempo comum transcorrido em relação ao seu nascimento e a sua primeira florada, considerando que a recebi no dia 01 de setembro de 2010, logo daqui a alguns dias ela estará completando 3 anos sob os meus cuidados e sob minha espera expiatória! É verdade também que eu desconsiderei o tempo passado entre seu nascimento e o dia que eu a comprei, mas assim, eu “prolongo” um pouco mais o tempo natural da florada para que ela ocorra antes e eu me torne ainda mais feliz!
Além dessa espera por flores (e a que se considerar que ela poderá nunca ocorrer) eu também espero incansavelmente por novas mudas, o que parece depender de outro processo naturalmente orientado.

Suas mudas podem ser cultivadas em ambientes de pouca luminosidade, em torno de 40%, acelerando seu crescimento. Plantas adultas podem ser criadas com boa dose de luminosidade e se penduradas em árvores, emitem raízes com novos brotos. A Vanda é uma planta de adaptação fácil em ambientes de boa luminosidade. O sol da tarde pode prejudicar a saúde de sua orquídea (<http://www.orquideana.com.br> Acesso em jan. 2010).

A princípio ela foi colocada numa estrutura engendrada por mim, na qual permanece até os dias atuais. Após ler um pouco mais sobre a literatura relacionada à Vanda manuvadee FCC, percebi que por gostar que suas raízes estejam nuas, devemos mantê-la pendurada em arames. Porém, eu não me dispus a arrancá-la da atual estrutura, temendo retardar ainda mais o seu desenvolvimento.
Cerca de um mês após a sua chegada eu fiz análises mais “aprofundadas” e verifiquei que: tratava-se, evidentemente, de “apenas 1 pseudobulbo”, o qual chegava a quase 1cm de altura e as maiores folhas chegavam a 13cm de comprimento. As novas raízes foram (e estão) aparecendo vagarosamente, mas cada vez maiores e mais robustas; e as registrei em junho, julho e setembro de 2011. Depois mais uma em outubro e novembro de 2011; ao passo que as folhas vão se formado e dando essa noção do crescimento monopodial, o qual é sua característica. Em 2012 raízes novas e em maio e depois em agosto, acompanhadas, quase sempre, do desenvolvimento de novas folhas e firmação das antigas. Raízes sequencialmente em nascimento e/ou em crescimento desde maio de 2013 até os dias atuais.
Espero que daqui a mais ou menos 3 anos (2016) eu possa postar uma nova informação, desta feita, a respeito da sua primeira florada!
JaloNunes.
 
Esta, e a foto anterior mostram como ela está atualmente...
...é recente esta "visão"!

10 comentários:

  1. Olá Jalo,
    Bela 'história' sobre o cultivo com esta orquídea, desejando que tenha um "final" feliz: o aparecimento de uma bela floração. As orquídeas nos ensinam a ser pacientes, observadores atentos e tolerantes perante as adversidades.
    Pelas fotos, a sua planta está com uma evolução fantástica. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Américo (sempre) e mais uma vez: pelas visitas e comentários! Fico feliz que tenha observado que esta minha Vanda se desenvolve bem, afinal, como não tenho outras deste gênero, não posso ter um parâmetro, por isso também agradecido estou, a ti! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parece fantástico. Vale a pena esperar para que floresça Jalo. Parabéns a colheita. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Agradecido Angel: sua visita sempre por aqui e comentários! Vamos sim esperar! Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio! Muito obrigado pela visita e comentário! Também por ter-me recomendado seu blog; já o visitei e o visitarei continuadamente! abraço.

      Excluir
  6. Oi, Jalon! Que legal, adorei ler o relato de sua experiência com a Vanda. Torço para que toda esta dedicação tenha um final feliz, com uma bela floração! Este é um gênero que eu não cultivo bom, minhas condições não são propícias. Seu exemplar está belo e saudável, parabéns!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sérgio, muito obrigado!
    Incrível que tenha gostado do relato e agradeço também os desejos de sucesso com ela (a florada tão esperada)!
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do relato.
    Sua planta está bastante saudável.
    Parabéns pelo belo cultivo.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Agradeço imensamente Bete, sua visita. É sempre um prazer imensurável ler seus comentários: enriquecedores! Abraço.

    ResponderExcluir

Amigos e Seguidores