terça-feira, 24 de março de 2020

351 - Orquídea: Trigonidium acuminatum

"Espécie de distribuição muito ampla no território brasileiro, ocorrendo, inclusive, na região amazônica. Não endêmica do Brasil, ,encontrada nas regiões Norte (RR, PA, AM, AC e RO), Nordeste (MA, PE, AL, SE e BA), Centro-Oeste (GO e DF) e Sudeste (RJ)".
"Orquídea epífita que ocorre na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Encontrada em mata ribeirinha e em vegetação primária na Amazônia" [i].
Porte da Planta: planta de porte pequeno com bulbos de 2 cm e folhas de 10 cm;
Tamanho da Flor: em média de 1,5 cm de diâmetro em hastes eretas;
Clima: Tropical;
Sombreamento: 70 a 80%;
Época de Floração: indeterminada;
Tempo de Floração: em média 15 dias;
Umidade no Ambiente: média – alta;
Substrato: bem drenado (aceita vários tipos de substratos de qualidade);
Nível de dificuldade no cultivo: fácil;
Características: quando bem cultivada floresce com várias hastes que saem da base da planta[ii].

Observação endógena: esta é uma (espécie) de orquídea que conheci recentemente. Aliás, foi uma grande surpresa saber que a mesma pode ser encontrada aqui na minha região (mesmo após tantas investidas do ser humano sobre a vegetação nativa). O interessante - eu acho - é a sua rusticidade, além de ser uma orquídea muito discreta, difícil de ser encontrada em qualquer lugar ou coleção. O formato das flores, desde a origem até a abertura de uma única flor (por haste) também acho espetacular.
Espero que gostem e também estou aberto a conhecer mais e mais sobre ela, enfim, sobre este gênero.

[i] CNCFlora. Trigonidium acumninatum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012,2. Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trigonidiumacuminatum> Acesso em 24 de agosto de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores