sábado, 2 de novembro de 2013

151 - Orquídea: Brassia rex (rei)


"É um gênero botânico pertencente à família das orquídeas. Foi descrito pelo botânico inglês Robert Brown e Hortus Kewensis, em 1813, usando a Brassia maculata, que fora recentemente coletada na Jamaica, como espécie tipo. A maioria das espécies produz flores de perfume agradável, especialmente durante as horas quentes do dia".
"O nome deste gênero é uma homenagem a William Brass, cujo nome latinizado é Gulielmus Brassus, um inglês, ilustrador de botânica do século XIX. Já a denominação rex é o mesmo que rei, na língua portuguesa".

Sinônimo popular: Orquídea Aranha.

Distribuição: "inclui cerca de 30 robustas espécies de crescimento simpodial algo ascendente e aéreo, epífitas, econtradas nas selvas úmidas e sombreadas das montanhas da América do Sul e América Central e mesmo na Flórida, em altitudes inferiores a 1.500m. Há registros de ocorrência de 11 delas no Brasil. São plantas de fácil cultivo desde que em ambientes mais ou menos quentes e com alta umidade".

Descrição: "o gênero caracteriza-se por apresentar rizoma algo aglomerado e ascendente, pseudobulbos robustos, ovóides ou elípticos e alongados, em regra bastante compridos lateralmente, raro mais arredondados e curtos, guarnecidos quando jovens por bainhas foliares dísticas, com até três folhas grandes no ápice, elíptico laceoladas, herbáceas. A inflorescência brota das axilas das bainhas basais, racemosas, eretas e arqueadas, com brácteas florais bem pequenas (...). Suas pétalas e sépalas são longamente acuminadas, livres, todas similares em algumas espécies, em outras com pétalas muito menores que as sépalas e eretas ou curvadas. O labelo, inteiro, lanceolado ou oblongado, é descolado da coluna. Normalmente é liso, mas pode ser verrugoso em algumas espécies (...) [1]".

Observação endógena: adquiri esta bela orquídea por meio de uma permuta com uma orquidófila de SC, no início de maio deste ano; a muda já veio adulta e com bastantes pseudobulbos. Cerca de 4 meses após (em setembro) iniciou esta primeira floração, já havia, desde antes espalhado várias novas raízes por todo o vaso. As primeiras flores, da longa haste que atingiu mais de 30 cm de comprimento, se abriram quase um mês após, em outubro; essas flores que acenderam primeiro permaneceram por um bom tempo, e uma a uma começaram a secar, e por volta do dia 20 de outubro todas as flores caíram (duraram quase 15 dias); não exalaram nenhum perfume, apenas muita beleza em seus detalhes e caprichos.
 
 
 
 
 
 
 
 

[1]Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Brassia> Acesso em mai. de 2013.

8 comentários:

  1. Oi, Jalo, que interessante! Foi ótimo conhecer um pouco mais sobre a Brassia. Não conhecia o nome popular, orquídea aranha. Adorei! De fato, ela é bem sui generis. As fotos da haste e das flores ficaram perfeitas, parabéns!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sérgio por seu comentário e pelo gosto! Eu que lhe agradeço, viu!
      Abraço.

      Excluir
  2. Olá Jalo,
    Considero esta orquídea uma espécie muito elegante, com pétalas e sépalas invulgarmente compridas e finas. Daí o nome de "orquídea aranha", lembrando algumas aranhas de pernas mais longas e esbeltas.
    Esta sua está lindíssima.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Américo...vc fez uma bela descrição, também, desta fascinante orquídea!
      Agradeço sempre a sua valiosa visita e o trabalho maravilhoso que tens na grande rede!
      Abraço.

      Excluir
  3. Que haste floral mais linda, aliás a Brassia rex é Divina.
    Parabéns Jalo pelo cultivo, a minha foi a óbito rsrsrsr, não consegui salvá-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Bete, que pena por essa perda (sua) irreparável!
      Obrigado de coração ter aparecido por aqui!
      Grande abraço!

      Excluir
  4. É um dos meus preferidos pela beleza das flores e o tempo que duram. É bonito. Parabéns Jalo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado Angel...sabes que fico muito feliz qd vocês apreciam nossas orquídeas! Boa sorte!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amigos e Seguidores