terça-feira, 11 de agosto de 2020

57 - Denphal ekapol - 10 floradas consecutivas

Estamos aqui para mostrar mais um orquídea epífita que atingiu 10 floradas consecutivas aqui no meu orquidário (e isso é gratificante), qual seja, a Denphal ekapol. Trata-se de uma orquídea que foi adquirida em agosto de 2010, sendo ainda uma muda jovem. 

De lá para cá foram muitas as florações, gerando inclusive, uma cápsula de sementes, o que não é muito comum neste gênero. Além disso, por diversas vezes ela produziu diversos keikes, a partir dos quais eu fiz novas mudas.

Só para relembrar: não se trata de um híbrido entre Dendrobium e Phalaenopsis, pois o nome Denphal, meio que foi "inventado” ninguém sabe por quem...Embora predomine no mercado plantas de colorido avermelhado, que vai do rosa ao vinho, passando por tons e texturas, chegando em alguns casos a apresentar um aspecto aveludado e quase negro, podemos encontrar também plantas com tantas outras cores, bem como aquelas de cor alba. Temos ainda plantas consideradas compactas, e também aquelas que atingem mais de 1 m de altura. São plantas facilmente adaptáveis ao clima tropical do Brasil e suas diversas especificidades, a depender da região do país, de modo que atualmente podemos encontrar Denphal florido praticamente durante o ano todo.

A cápsula de sementes foi gerada no período compreendido entre 2016 e 2017.

Veja abaixo o gráfico da quantidade de flores por florada e/ou período de floração, e também algumas fotos em destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores