ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 386 - Orquídea: Epidendrum ibaguense 'red'

segunda-feira, 21 de junho de 2021

386 - Orquídea: Epidendrum ibaguense 'red'

“Nativa da Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia e Norte do Brasil, perene, de até 1 m de altura e muito ornamental. É uma espécie de orquídea terrestre, sem pseudobulbos”.

“Haste de nervura simétrica que apresenta um hábito pseudomonopodial: cresce continuamente na ponta do caule”. “Inflorescência terminal, ereta, com cerca de 30 cm de comprimento, de racimo simples ou pouco ramificado com um aglomerado apical de flores que se abrem em sucessão. As flores são pequenas, medindo 2,5 a 4 cm de diâmetro, duram 15 dias e possuem grande diversidade de cores (branco, laranja, róseo, vermelho). As sépalas são cobertas com cera, o lábio é amarelo e as bordas possuem franja. Surgem quase o ano todo”.

É encontrada em vários estados brasileiros, em serras com afloramentos rochosos, de altitude variando entre 200 e 1000 m”.

Propagação:

“Multiplica-se por sementes, por divisão da planta e por mudas nas hastes florais, especialmente depois que as flores caem. Após essas mudas estarem com raízes, basta retirá-las e plantá-las em novos vasos ou na terra[i]”.

Observação endógena: esta é mais uma orquídea que foi adquirida por meio de uma excelente permuta! Apesar de ser originalmente uma orquídea terrestre, está sendo cultivada de maneira epífita, em vaso de plástico. Já emitiu novas estruturas, floriu bastante e produziu diversos keikes. As flores formam esse lindo buquê, uma espécie de "bola de fogo", são duradouras e vão se abrindo à medida que a haste também vai se erguendo. O keikes produzidos já surgem bastante vigorosos e emitem raízes fortes muito facilmente.
Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores