ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 428 - Orquídea: Rodriguezia obtusifolia

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

428 - Orquídea: Rodriguezia obtusifolia

“Essa singela e surpreendente orquídea é um raro exemplar encontrado na Mata Atlântica e em algumas regiões de caatinga, tem uma beleza única em suas flores marcadas por uma anatomia característica”.
“Possui flores brancas contendo em seu interior uma mácula amarela, conectadas na parte final da haste, e que exalam um discreto e agradável perfume. Tem como característica produzir raízes aéreas cuja maioria não adere diretamente ao tronco”.  “Seu pseudobulbo é bem estreito e surge após o prolongamento dos rizomas formando uma espécie de broto, de onde surgem novos pseudobulbos a cada 15 ou 20 cm e crescem verticalmente, na árvore hospedeira”. 

“As flores se prendem a hastes florais de cerca de 40 cm contendo em média cinco flores. Estas possuem sépalas e pétalas brancas a rosadas, lanceoladas, com ápice agudo; labelo igualmente branco de cerca de 3 cm, sem calosidade, sem fímbrias e com lobos laterais indiferenciados e uma característica e charmosa mancha amarela em seu interior”[i].

Observação endógena: comprada em julho, já veio com haste floral e as flores abriram a partir de agosto. O pós floração está bem difícil, sério risco de morte, principalmente porque o orquidário me vendeu esta "planta" com apenas um pseudobulbo (o que é totalmente desaconselhável). Agora, vou aguardar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores