ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: Meu Orquidário

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Meu Orquidário

Desde 2002 (mais ou menos) que venho cultivando orquídeas! De lá para cá foram tantos aprendizados, e ainda muita coisa a aprender!
Amigos e amigas conquistados(as) e me deixei conquistar por eles(as), somente porque, quando se compartilha conhecimentos e orquídeas, parece que um pedacinho de nós vai junto, ou vem um pedaço bom do outro! Por exemplo, já vi tantas postagens sobre orquidários, mas só tive a motivação de fazer esta humilde postagem após visitar o blog "Clube do Orquidófilo" e principalmente "conversando" com o amigo do "Orquidário Faísca"! É a vida...hein!
Obrigado aos amigos e leitores!


Depois de tantos ajustes, ainda foi assim meu "orquidário".
Antes era assim: um emadeiramento rústico e rodeado por tela 50%; poucas ripas.
Uma ala: interno.
Uma tomada quase total do interior.

Aí me veio a necessidade de mudar um pouco (ou muito), ampliar, portanto; dar mais qualidade às orquídeas!
Quase no mesmo espaço do antigo, fiz uma base nivelada, com tijolo furado e cimento; deixei os espaços para fincar os esteios.
Depois aterrei todo o interior da base, com areia branca.
Finquei os os esteios principais.
Completei a armação superior, no formato chalé.
Finquei os suportes em madeira, que receberiam os caibros estendidos, para posterior disposição das orquídeas.
E por fim, já com algumas orquídeas dispostas.

Então, hoje em dia, está assim; um bom recomeço, não?!

Vê-se como estava bonito o orquidário, pelo inverno: até mato nasceu no canteiro central. Flores de Catasetum, Cattleya e Denphal, dentre outras.
Aqui está: de porta aberta.
A partir de "visão" da Brassavola tuberculata.
Ao fundo direito, um pé de maxixe "carregado"!
Oncidium, Cattleya, Catasetum e companhia, num estágio!
Lado oposto, com "dois estágios".
O céu é o limite! Cumeeira em formato chalé.

O orquidário tem 9 m de comprimento por 2,10 m de largura. E foi erguido com 12 esteios (colunas/caibros) de madeira nas laterais, portanto 2 m cada e dois centrais de 2,50 m. Está coberto com uma tela sombrite de 50% e na laterais há um ripado relativamente largo, intercalado por 10 cm (desempenhando mais a função de proteger contra a entrada de animais grandes).
É isso, espero que gostem e me façam palpites!

10 comentários:

  1. Oi, Jalon!

    Mas que capricho, adorei ver a evolução e construção, passo a passo, do seu orquidário! Parabéns! Um belíssimo trabalho, à altura das suas belas orquídeas.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado ao Sérgio e a Elisabete: pela visita e estímulos! Agradeço a cada um, os aprendizados etc...Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. OUTRO DETALHE QUE ESQUECI DE ACRESCENTAR: deixa um pouco a desejar no acabamento: pq fui eu quem fez, aí faltou-me algum profissionalismo...!! kkkkkkkkkk!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ficou ótimo e tem mais sempre estamos dando uma ajeitadinha aqui, outra alí, apesar de que, você tem espaço eu é que tenho que viver ajeitando, por falta de espaço.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. É verdade Bete; eu reclamo de 'barriga cheia': espaço aqui eu tenho sim! Mas o seu, apesar do pouco espaço, é de primeiro mundo; é fantástico! Ainda mais com a sua perspicácia! Muito obrigado, bom dia!

    ResponderExcluir
  6. A inveja é uma m*.

    E eu aqui sofrendo para fazer algo bacana. Meu amigo, você está de parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Puxa Luis, saber que vc gostou muito me deixa sem palavras...! Entre outras coisas pq acredito mt em vc, no qt vc é "topado" nessas coisas maravilhosas que faz com e para as orquídeas! O seu novo orquidário vai dar o que falar....vai inspirar mts, logo depois! Abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  8. Não tinha visto o post Jalo. Foi a orquídea, plantas bonitas linda no novo espaço, parabéns. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Angel, mais uma vez! Fiquei mt feliz pq "todos" os meus amigos, deste meio, gostaram das instalações das minhas orquídeas! Até.

    ResponderExcluir

Amigos e Seguidores