ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: Bromélia: Tillandsia cyanea

terça-feira, 12 de junho de 2018

Bromélia: Tillandsia cyanea

A Tillandsia cyanea é originária do Equador. A inflorescência surge de uma forma de espiga achatada com as brácteas cor-de-rosa e as flores em azul violeta, muito ornamental. O epiteto específico do latim cyanea significa azul, referindo-se ao intenso tom violeta das flores.
Trata-se de uma bromélia epífita perene que cresce até 50 cm de altura por 50 cm de largura, possui roseta; folhas finas e recurvadas; floresce na primavera e no outono.
Esta planta é frequentemente e cultivada como uma planta de baixa manutenção em regiões temperadas, muitas vezes vendida ao lado de orquídeas ou mesmo plantas de jardim.
Naturalmente, é uma herbácea rupícola muito resistente a solos secos. Pode ser cultivada em vasos ou jardineiras, como planta pendente ou também ser utilizada como forração em pequenos canteiros.
Tillandsia cyanea prefere luz indireta, clara ou filtrada por cortinas naturais ou artificiais, portanto, não aprecia luz direta e deve ser cultivada em espaço protegido. Plante-a numa mistura de duas partes de composto orgânico, uma de terra comum (preta) e uma de areia grossa.

12 comentários:

  1. Oi! A minha depois de florescer secou a 'espiga'. Será q vai crescer outra na próxima floração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari. É assim mesmo, na verdade nascerão outros brotos a partir da base da planta e nesses novos brotos serão produzidas novas estruturas (espigas) florais. Abraço.

      Excluir
  2. Como devo agoar a planta,quantas vezes por dia ou semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Essa questão da rega das tillandias é bem específico, porque a maioria delas requer regas espaçadas durante a semana. Vai depender das condições climáticas do local onde vc cultiva ou do seu próprio espaço de cultivo etc. Neste caso, essas eu rego num intervalo de mais ou menos 3 em 3 dias, dependendo da umidade atmosférica até uma semana ou mais sem regar, elas são bem adaptadas a essa questão.

      Excluir
  3. Olá
    A minha floresceu e ficou branca, preciso retirar ou deixo, de lá vai sair sementes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você avalia direitinho e apalpa a espiga, se estiver com enchimento é pq tá com sementes/ se estiverem secas, tipo ocas, é pq não produziu sementes. Neste caso, pelo menos eu aqui, corto. À disposição.

      Excluir
  4. A minha caiu a parte de cima.Será que vai nascer outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tem que ver direitinho, você está se referindo a parte de cima como sendo toda a estrutura foliar?

      Excluir
  5. As minhas estão todas verde claras. Ser a q vão ficar Rosa novamente e florescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficam sim, quando chega a estação propícia para floração ela começa a emitir esta bainha, à medida que vai ficando rosada surgem as flores. Abraço!

      Excluir
  6. Então, eu tenho uma bromélia e ela está na cozinha. Não é apropriado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, você precisa avaliar a iluminação dessa cozinha; precisa ser bem iluminada e arejada, ainda assim recomendo que ela não fique permanentemente aí. Abraço!

      Excluir

Amigos e Seguidores