ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 69 - Orquídea: Cattleya chocolate drop

terça-feira, 19 de junho de 2018

69 - Orquídea: Cattleya chocolate drop


"Sua origem ocorre do cruzamento entre Cattleya guttata, espécie brasileira, e a Cattleya aurantiaca, que ocorre desde o México até a Nicarágua (o colorido brilhante deste híbrido é herdado da Cattleya aurantiaca cuja cor é dominante quando cruzada). O colorido das suas flores varia de marrom-chocolate ao marrom-avermelhado. O número de flores por haste pode ser maior que dez, de longa duração quando bem cuidada. O tamanho da flor é bem variável, mas tem em geral 6,5 cm de diâmetro. A floração é em qualquer época do ano".
Cultivo: "é de fácil cultivo, aprecia ambiente quente, ou até mesmo temperado. Proteja-a do frio excessivo e da chuva contínua (...). Regue muito no período de crescimento, mas garanta uma boa drenagem, essa planta seca rapidamente. Diminua a rega no inverno. É indispensável uma boa ventilação e deve receber o máximo possível de luz sem queimar as suas folhas[i]”.


Observação endógena: esta é uma Cattleya que foi comprada muito pequenina, algo em torno de 7 cm (senão menor), em 2011. De lá até aqui ela veio se desenvolvendo gradativamente após quase 7 anos ela estava adulta e produziu a primeira floração. Foram 2 bonitas e incríveis flores de um perfume agradável. Foram cerca de 2 meses, desde o rompimento da espata, pelos 3 botões florais, até o desfalecimento das flores (havia de início três botões, mas um deles foi abortado e restaram apenas 2 flores).
Isto é o cultivo de orquídeas: quase 7 anos de espera pela possibilidade de contemplar suas flores (isto é uma dádiva); pior é quando se espera desesperadamente e ela nunca floresce! 
Nestes 7 anos de cultivo desta Cattleya chocolate drop, a mesma foi transplantada para pelo menos 4 vasos (troca de vaso, substrato, manejo, etc.) e atualmente está sendo cultivada num vaso de argila com casca de pinus, sphagnum e argila expandida. Anteriormente apliquei algumas doses de adubo bokashi.
2018.



[i] Disponível em: <http://orquideasevoce.blogspot.com.br/2009/02/cattleya-chocolate-drop.html> Acesso em out. de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores