sexta-feira, 30 de agosto de 2019

303 - Orquídea: Paphiopedilum leeanum

"Orquídea de crescimento monopodial, com tamanho de até 15 cm de folhas estreitas e flexíveis, com a nervura central bem marcada. As flores de 6 cm a 9 cm têm formato exótico, onde o labelo se assemelha a um queixo ou sapatinho (por isso o nome popular: sapatinho ou queixuda). As flores são solitárias em longa haste de até 15 cm e permanecem por longo tempo, por até mais de 20 dias".
"Floresce da primavera até o verão, dependendo da região onde está sendo cultivada. Um grande número de espécies é encontrado e faz grande sucesso em exposições e nas floriculturas. Necessitam de cultivo sob ripados com sombreamento em torno de 50% e toleram temperaturas desde os 10º aos 30º, logo podendo ser cultivada em todo o Brasil. O substrato de cultivo deve ser bem poroso. Apesar de terrestre, o solo mineral comum não deve ser usado, pois tende a compactar e impedir que as raízes cresçam e respirem. O ideal é forrar o vaso com pedrisco, brita ou argila expandida e preenchê-lo com uma mistura de casca de coco, pinus, carval mineral, esfagno ou musgo e um pouco de terra vegetal".
"Esta orquídea não possui pseudobulbos e caule, portanto, não é capaz de armazenar água e nutrientes, necessitando assim, que o substrato seja poroso e levemente úmido (não encharcado). Se cultivado dentro de casa e não num ripado, deve-se redobrar a atenção no que se refere a regas e a luminosidade".
"Por fim, é uma orquídea de fácil cultivo tem suas folhas muito atraentes (independentemente de estar ou não com flores), constituindo um belo adorno para cultivo em sacadas e ambientes internos com boa luminosidade"[i].

Observação endógena: esta orquídea foi fruto de mais uma daquelas trocas bem sucedidas com uma simpática orquidófila de Maceió/AL, a qual ocorreu em setembro de 2016. A haste floral se iniciou em meados de junho deste ano e em julho a bela flor já estava aberta, perdurando até mais ou menos a primeira semana de agosto.
É uma orquídea originária da Tailândia.


[i] Disponível em: http://www.fazfacil.com.br/jardim/orquidea-paphiopedilum/ Acesso em set. de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amigos e Seguidores