ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 453 - Orquídea: Oncidium nanum

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

453 - Orquídea: Oncidium nanum


"Oncidium nanum é uma encantadora orquídea miniatura que conquista os corações com a sua beleza delicada e exótica. Suas flores pequenas, em tons de amarelo e marrom, apresentam uma sofisticação única, com um perfume suave que preenche o ambiente com uma fragrância agradável".

Cultivo:

"O cultivo desta espécie é descomplicado, tornando-se ideal para cultivadores iniciantes e colecionadores experientes. Aprecia ambientes com boa luminosidade, mas sem exposição direta ao sol. O substrato deve ser arejado e bem drenado, permitindo que as raízes respirem e evitando o acúmulo de excesso de água. As regas devem ser moderadas, evitando que o substrato fique encharcado. Durante o período de crescimento ativo, é recomendado fornecer um fertilizante balanceado para promover o florescimento exuberante".

Sinônimos científicos: trichocentrum nanum, lophiaris nana e Oncidium patulum[i]

Observação: esta orquídea eu adquiri no segundo semestre do ano passado, já era uma planta adulta e por isso já veio com início de floração, que, por sinal, muito bonita e chamativa. Como se pode ver nas fotos, ao recebê-la eu desenvasei e replantei em um vaso maior, de plástico e com substrato para epífitas. As folhas desta orquídea também apresentam pintinhas, que dão um charme todo especial.


[i] Disponível em: https://www.orquidario4e.com.br/none-185607579 Acesso set. de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores