ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 455 - Orquídea: Cyrtopodium holstii

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

455 - Orquídea: Cyrtopodium holstii

"Cyrtopodium holstii é uma espécie de orquídea terrestre e/ou rupícola que ocorre apenas no Brasil. Vegeta em terrenos bem drenados, em solos arenosos ou pedregosos, ou diretamente sobre rochas, em vegetação de restinga, caatinga, floresta estacional decidual a afloramentos rochosos. Floresce durante a estação seca, apresentando folhas poucos desenvolvidas e/ou em desenvolvimento, durante a fase que antecede a abertura das flores (antese)".

"Cyrtopodium holstii é similar a outras espécies terrícolas/rupícolas com pseudobulbos longos, fusiformes, epígeos e flores maculadas como Cyrtopodium graniticumCyrtopodium macrobulbon e Cyrtopodium paniculatum (que não ocorrem no Brasil) e são necessários estudos adicionais a fim de estabelecer a identidade exata de cada uma dessas espécies e as relações entre elas. Cyrtopodium holstii também é similar às espécies epífitas, tanto na morfologia vegetativa como floral, particularmente em relação ao Cyrtopodium gigas e Cyrtopodium saintlegerianum, mas diferencia-se pelo substrato terrícola/rupícola (versus epífita)"[i].

Observação endógena: esta orquídea terrestre foi um presente que ganhei de um amigo orquidófilo de Maceió/AL. Tratava-se de apenas um pseudobulbo, que prontamente iniciou a formação de novos brotos e, mais tarde, a primeira produção de flores. Desde que comecei a cultivá-la está em vaso em vaso de plástico, numa mistura de terra com material orgânico.


[i] Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cyrtopodium_holstii Acesso jan. de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores