ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 192 - Orquídea: Renanthera coccinea

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

192 - Orquídea: Renanthera coccinea


“Orquídea monopodial do mesmo grupo das Vanda e Phalaenopsis. É uma espécie não nativa do Brasil, portanto exótica. Pode ser encontrada em Myanmar, Tailândia, Laos, Vietnã, Hong Kong, Guangxi, Hainan e Yunnan na China. Cresce como rupícola ou epífita a pleno sol em florestas primárias em altitudes entre 100 e 200 m. A planta de crescimento praticamente ilimitado pode ter ramificações, a haste floral surge na axila das folhas de 60 a 90 cm de comprimento com várias flores escarlates de aproximadamente 7 cm onde se destacam mais as sépalas do que o labelo. Apesar da teoria de que só flora depois que passa de um tutor, hastes floreais surgem em partes da planta que se localizam antes do suporte. Também conhecida por coral. Geralmente é cultivada em canteiros, mas também aceita vasos onde deve ter seu crescimento controlado. As partes mais antigas da planta vão secando enquanto ela cresce em uma árvore ao ponto que pode ser encontrada sem contato com o solo[i]”.

“A renanthera é uma orquídea monopodial, ou seja, cresce no sentido vertical. Ela é reproduzida por corte da "ponteira" e isso geralmente é feito com ponteiras de 40 a 60 cm de tamanho. É neste tamanho que elas também são comercializadas”. Plantas deste tamanho e reproduzidas desta forma são consideradas adultas e aptas a florir. A época de floração geralmente é entre os meses de agosto e outubro. Planta monopodial de excelente desenvolvimento produzindo cachos de flores vermelhas. Gosta de elevado índice de insolação[ii]”.

Observação endógena: esta é uma orquídea muito singular, de crescimento monopodial, que foi adquirida em 2013 e, de lá para cá, já produziu flores por duas vezes.


[i] Disponível em: http://www.assope.com.br/?p=1224 Acesso em set. de 2013.

[ii] Disponível em: http://www.orquideasecia.com.br/orquideas/sementeira-tudo/renanthera-coccinea.html Acesso set. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores