quinta-feira, 20 de junho de 2013

141 - Orquídea: Bl. yellow bird 'H&R' / flores


De acordo com informações contidas no site, do qual adquiri a mesma, é “planta de singular beleza. Muito florífera, produzindo cachos de flores amarelas. As flores da Bl. Yellow Bird tem altíssima durabilidade... as plantas chegam a permanecer floridas por até 30 dias[1]”!
“Bl. Yellow Bird é um cruzamento entre Brassavola nodosa e Bl. Richard Mueller. As sépalas e pétalas são estreitas, [de cor] amarelo-laranja com manchas marrons espalhadas aleatoriamente.
O labelo é de um amarelo leve com manchas marrons espalhadas, mas concentradas nas bordas exteriores (...). Esta é uma planta que cresce muito fácil, com folhas pontiagudas estreitas[2]”.

Observação endógena: adquiri d'um Orquidário do Rio de Janeiro, já com uma haste floral em botões! Demonstrou excelente adaptabilidade ao clima quente e seco do Nordeste do Brasil, porém, amenizado com as escassas chuvas de inverno, em nossa região, nesta época. Ao passo que desenvolvia 2 flores, uma após a outra, emitia com vigor, um novo pseudobulbo, bem como espalhava várias raízes sobre o substrato; daí julgarmos sua boa adequabilidade! 
Os botões chegam a ficar quase rubros, antes de abrirem em flores; as pétalas e sépalas vão se edificando lentamente e são de um amarelo bem escuro a princípio; depois se consolidam em amarelo áureo!
Dois botões, pouco antes das flores. Bl. yellow bird 'H&R'.
A primeira flor, com tonalidade mais densa: pétalas e sépalas apontadas para o chão - Bl. yellow bird 'H&R'.
Em tom comum; e as pequenas manchas marrons. Bl. yellow bird 'H&R'.
O bom conjunto de folhas pontiagudas e finas, como descritas. Bl. yellow bird 'H&R'.
______________
[1]  Disponível em: http://www.orquideasecia.com.br/bl-yellow-bird-h-r.html Acesso em jun. de 2013.
[2]  Disponível em: http://www.pbase.com/image/7408895 Acesso em jun. de 2013.

8 comentários:

  1. Oi Jalon
    Linda planta, já tentei cultivar e não consegui.
    Parabéns pelo cultivo, planta e fotos.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Bete; já por aqui ela se deu que é uma maravilha! Acho que as orquídeas também nos selecionam, de acordo com o local onde estamos! Muito interessante! abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jalon! Eu me lembro de você ter apresentado esta orquídea há algum tempo, havia ficado curioso. Mas que bela floração, adorei a variação de cores e os detalhes do labelo. Parabéns por este vigoroso híbrido, de beleza excepcional!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Sérgio, muito obrigado, mais uma vez. É, e eu também gostei mt deste híbrido, sem contar no qt bem se adaptou "às minhas condições"! Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jalo!
    Este é um híbrido fantástico: não só pelas cores, mas sobretudo pela forma elegante e delicada. Parabéns.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Américo, pela visita e contribuição! Que bom que gostou dessa orquídea! Agradeço as congratulações! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Amigo ,porquê longe das suas posses aiaiiai Amigo com o tempo tudo se arranja ,não pense assim talvez um dia ela chegue ai , um saudoso abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi perfeitamente, de qualquer forma, agradeço por estar aqui!
      Abraço.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amigos e Seguidores