ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 17 Orquídeas parecidas com Animais/Humanos

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

17 Orquídeas parecidas com Animais/Humanos


Observação endógena: eu sabia que algumas orquídeas são bastante semelhantes a alguns animais ou mesmo a figuras humanas, mas esta foi a primeira vez que resolvi procurar alguns "artigos" na internet que tratassem desse tema. Deparei-me com vários sites e blogs que mostravam textos e fotografias sobre tais "estranhas" e exóticas orquídeas. Senti vontade de reproduzir aqui sobre as que achei mais interessantes, evidentemente tendo o cuidado de readaptar algumas informações e o mais importante: citar devidamente as fontes.
As orquídeas são plantas fantásticas, desde a maneira como "improvisaram" para se fixarem, seja na forma epífita, rupestre, terrestre etc. até os recursos que usam para absorver água e nutrientes e evidentemente, as estratégias para atrair polinizadores, por meio de flores diferenciadas, atraentes e perfumadas, dentre outras.
Considerando que existem mais de 50 mil espécies de orquídeas (e em todas as partes do mundo, excetuando-se as regiões críticas de temperaturas extremas: muito quente e/ou muito fria), por isso, é possível encontrarmos exemplares de diversas formas, cores e tamanhos. Contudo, algumas dessas espécies impressionam por sua semelhança com certos animais e/ou lembram a forma do corpo humano, vejamos...


Orquídea leão. Lembra vagamente a cara de um leão". (seria uma phalaenopsis alba em ângulo invertido).

"Diuris (“Orquídea Burro”)Encontrada na Austrália, é conhecida pelo apelido de “Donkey Orchid”".

"Ophrysreinholdii. Pessoas imaginativas dizem que a O. reinholdii lembra um bode (...). É encontrada nos Bálcãs, na Grécia, na Turquia, no Irã e no Iraque".

"Phalaenopsis. Algumas espécies desse gênero têm uma estrutura no centro que lembra a cabeça de um pássaro. São encontradas nas mesmas regiões que a O. Reinholdii".

"Prosthechea cochleata. Típica da América Central, do Caribe e da Flórida (EUA), essa flor guarda semelhanças com pequenos polvos".

"Habenaria radiata. Aqui a semelhança é difícil de negar: a parte central e as “asas” fazem com que essa orquídea se pareça com uma garçota (um tipo de garça). É encontrada na China, nas Coreias do Norte e do Sul e na Rússia".

"Peristeria elata. A estrutura central similar a uma pomba branca rendeu a essa orquídea o apelido de “Orquídea do Espírito Santo”. É encontrada na América Central".

"Caleana major. Essa se parece com um pato voador (um pato estranhamente colorido, mas ainda assim um pato). Típica das regiões leste e sul da Austrália".

"As orquídeas são plantas fenomenais, elas são o foco de admiradores em todo o mundo. Poucas plantas foram tão admiradas quanto elas na história da humanidade e poucas plantas na natureza conseguiram atingir uma gama tão variada de formas e cores (...). Algumas orquídeas tem formas tão impressionantes que você chega a duvidar que existam na realidade".
Drácula Símia (semelhante a uma cara de macaco).

"A 'Drácula símia', popularmente conhecida como 'orquídea cara de macaco', pode ser encontrada em florestas do sudeste do Equador, em altitudes que variam de 1.000 a 2.000 m (...)".
Orchis Italica (macaquinhos pendurados ou homem nu).

"Seu nome científico é 'Aceres anthropophorum' ou 'Orchis italica', porém ganhou o apelido de 'Man orchid' ou 'Naked man orchid' ('orquídea homem nu'), por seu labelo ser semelhante a um corpo humano. Essa espécie é encontrada na Europa e corre risco de extinção, devido a mudanças climáticas em seu habitat natural".
Oncidium (Bailarina amarela ou Chuva de ouro).

"Esta orquídea 'Oncidium aloha' é conhecida popularmente como 'Orquídea bailarina', devido a sua forma e também conhecida como 'Chuva de ouro', por conta da sua coloração amarelo vibrante".
Ophrys apifera (Orquídea Feliz ou Orquídea Abelha).

"A 'Ophrys apífera' é uma espécie terrestre encontrada em climas temperados, amplamente distribuída desde o Mediterrâneo até o Reino Unido e Alemanha. É possível olhar para essa orquídea e não abrir um sorriso?".
Paphiopedilum spicerianum (Sorridente).

"A 'Orquídea sorridente' é encontrada no sudeste asiático. Sua forma lembra um grande sorriso aberto".
Bulbophyllum putidum (Pernas Longas).

"A 'Bulbophyllum putidum' lembra muito uma pessoa com pernas compridas. É distribuída geralmente desde a Tailândia, Índia, Laos, Filipinas, Malásia e Indonésia. Mede geralmente em torno de 10 cm e floresce nos períodos do outono e inverno". Eu acrescentaria que se assemelha ainda mais com um réptil. 
Lockhartia oestedii.  A Lockhartia oestedii parece pequenos homens pulando de paraquedas.
Ophrys insectifera (Homem de Chapéu).

"Imagine só quantos milhões de anos foram necessários para que esta orquídea imitasse com tal perfeição, um 'ser humano usando chapéu' ou um 'inseto pousado' nela. Um truque engenhoso, pois com esta estratégia ela consegue atrair insetos reais, com a intenção de cópula", sendo polinizada.
Neotinea ustulata (Macaquinhos pintados).

"Os exemplares de 'Neotinea ustulata' são geralmente encontrados em conjunto e lembram um 'bando de macaquinhos pendurados' e com pintas por todo o corpo".
_____________
Disponível em: https://orquideasblog.com/orquideas-raras/ Acesso em set. de 2018.

4 comentários:

  1. Boa noite , será que não são montagens, algumas são dificeis de acreditar.
    eu já isolei o cacto e quando passar estas chuvas vou limpa-lo e replanta-lo se não adiantar vou jogar fora antes que contamine outros.

    obrigado

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone. Eu que agradeço.
      Olha, o teu questionamento é pertinente, pq qt as informações da internet nunca sabemos a total veracidade; eu posso lhe garantir, apenas, que dentre essas, algumas são verdadeiramente assim! Levando em conta td o requinte das orquídeas!
      Qt ao seu cacto, vc fez o que devia; como é um cacto vc pode até cortar os pedaços infestados, que ele não vai morrer e nascerão, certamente, complementações novas e talvez sadias!
      Abraço.

      Excluir
  2. Oi, Jalon, que bela coletânea! Muito interessante. Já havia visto algumas, mas o artigo com todos os exemplos juntos ficou muito bom. Parabéns!

    A primeira, acredito que seja o labelo de uma Phalaenopsis de 'cabeça para baixo'. Gostei bastante da garça, do pato e do macaco! Muito obrigado por compartilhar.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sérgio, também! Olha... essa sua observação sobre a primeira Phalaenopsis é importantíssima e complementar... é quase certo que seja isso mesmo, mas eu não havia me atentado!
      Adianto-lhe que o "pato" me conquistou, se pudesse arranjava uma pra mim! rsrsrsrrss
      Grande abraço!

      Excluir

Amigos e Seguidores