ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: Blc. Waikiki Gold 'Lea' com espata: um espanto!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Blc. Waikiki Gold 'Lea' com espata: um espanto!

“As flores de Blc. Waikiki Gold 'Lea' são de aproximadamente 9 cm de diâmetro e de uma cor amarelo sol, portanto, a flor tem uma ligeira qualidade cristalina. O lábio trombeta é longo com uma saia de babados. Docemente perfumada, as flores de Blc. Waikiki Gold 'Lea' tem um doce aroma fresco. Cada haste de flor pode suportar de 3-6 flores individuais. As flores têm uma aparência cerosa[1]”. 
"Na floração das orquídeas pode-se envolver a participação de uma estrutura bastante temperamental: a espata[2]. Ela funciona como um invólucro que protege os botões durante o seu desenvolvimento. No entanto, a sua aparição não é garantia de flores. Já vi orquídeas cujas espatas nasceram, cresceram e secaram, sem jamais dar qualquer sinal de floração. Por outro lado, algumas orquídeas são conhecidas por emitir os botões florais a partir de espatas secas e desacreditadas. Portanto, a regra é nunca cortá-las. Por fim, ainda existem orquídeas que florescem do nada, sem o aviso prévio da espata. Depois de uma pesquisa mais detalhada, descobri que a ausência de espata é uma característica [de alguns híbridos] primários[3]”.

Observação endógena: o espanto deve-se ao fato de que esta minha Blc. Waikiki Gold ‘lea’ já apresentou 3 floradas (todas este ano); a primeira delas foi mostrada aqui no blog, a segunda ainda não, e em todas nunca houve a formação e a presença de espata, os botões saíam diretamente nus do interior do bulbo (entre as folhas)! Nesta terceira florada, portanto, ela mostra que também sabe construir espata! Logo mais a seguir, mostraremos as fotos dessas duas últimas floradas.
 
 
 

[2] “Espata é uma bráctea que tem a função de proteger os botões florais em formação e que no seu interior as envolve total ou parcialmente, até que a mesma esteja em condições de ser rompida” (disponível em: http://www.orquideasterra.com.br/?dicas,12 Acesso em dez. de 2013).
[3] Disponível em: http://www.orquideasnoape.com.br/ Acesso em dez. de 2013.

10 comentários:

  1. Oi, Jalo, que interessante! Sempre gostei desta orquídea, mas não sabia que suas flores eram tão pequenas! Também achei muito curioso este aparecimento da espata. Parabéns pelas florações e muito obrigado pela citação do blog! Você sempre gentil e atencioso!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio! Muito obrigado por estar aqui!
      Na verdade vc se inquietou com razão: o tamanho das flores estava completamente errado, na verdade, elas são grandes como as Cattleyas e a maioria dessas 'meristemas'.
      Eu que afirmo: obrigado, já tratei de corrigir aquele dado! rsrsrsrrs
      Abraço.

      Excluir
  2. Olá Jalo,
    Por vezes as orquídeas têm mesmo destes "caprichos". Contudo, essa compensa bem pela assiduidade, com mais uma bela promessa de floração. Aguardo, curioso, as fotos da sua floração.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Américo, estou surpreso com ela: já são 3 floradas este ano (em cada uma, 2 flores), certamente formará uma bela meia dúzia de flores quando esses botões abrirem!
      Muito obrigado e abraço.

      Excluir
  3. Jalo , que bela planta hiper saudável.
    Parabéns pelo cultivo.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bete! Ela está mesmo "uma coisa verde"...rsrsrsrsr; muito bonita!
      Abraço.

      Excluir
  4. Já aconteceu muito de sair esta pequena folhinha e não vir flor alguma,
    Só não sei se é a mesma espécie.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso é bastante normal; o curioso nesta minha é que ela não costumava botar essa folhinha (espata) e de repente, nesta florada, inovou!
      Obrigado pela visita, Simone, abraço!

      Excluir
  5. Parabens Jalo. Esta planta é um campeão, as novas flores prometem ser grande. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Angel; ela é mesmo formidável, vc consegue observar isso!
      Abraço.

      Excluir

Amigos e Seguidores