terça-feira, 12 de março de 2019

357 - Orquídea: Cyrtopodium blanchetii Rchb.f.

"Cyrtopodium blanchetii tem ocorrência registrada para os Estados do CE, BA, MT, GO, DF, MG e SP; desenvolve-se em ambientes de Caatinga e Cerrado. Possui uma grande extensão de ocorrência. Apesar de a espécie ocorrer em áreas de grande interferência antrópica, muitos desses espaços são de áreas protegidas. Desta forma, é uma espécie com menor preocupação no que se refere a ameaças de extinção. Porém, maiores estudos populacionais e de exploração poderão futuramente levá-la a uma nova avaliação".

Ecologia: "erva terrestre com pseudobulbos quase sempre enterrados. Este hábito parece ser uma adaptação aos incêndios anuais que ocorrem no seu habitat, durante a estação seca. A espécie floresce nos meses de setembro e outubro[1]".

Observação endógena: esta orquídea singular e de rara beleza, foi adquirida ano passado, de um orquidófilo de Sergipe. Iniciou esta florada desde fins de 2018 a início de 2019. O que chama a atenção é, sem dúvida, o fato de ser terrestre e ter os pseudobulbos parcialmente subterrâneos; outra característica interessante é o formato e tamanho das suas flores, além dessa incrível complexidade de cores e tons nas pétalas e sépalas, com o labelo predominantemente amarelado.

[i] CNCFlora. Cyrtopodium blanchetii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: htt://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cyrtopodiumblanchetii. Acesso em 12 março 2019. Acesso em mar. de 2019.

2 comentários:

  1. Olá Jalo! Muito interessante este Cyrtopodium, sobretudo as suas pétalas e sépalas. Obrigado pelas informações sobre o mesmo, que desconhecia, e por nos mostrar mais uma magnífica espécie nativa do Brasil. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Américo! Eu que agradeço a sua participação aqui no nosso site! Abraço.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amigos e Seguidores