segunda-feira, 25 de março de 2019

362 - Orquídea: Notylia inversa

 
Notylia é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas. Foi proposto por John Lindley em Botanical Register. 11: sub t. 930 , em 1825, ao descrever duas espécies. O nome é uma referência ao calo que existe no estigma das suas flores. As plantas do tamanho pequeno ou médio, uma maioria sem valor ornamental, têm algumas grandes proporções que se destacam”.
“Notylia agrupa quase 50 espécies epífitas, de crescimento específico, cerca da metade no Brasil. Ocorrência desde o México até o sul do Brasil”.
“Os pseudobulbos são rudimentares, parcialmente recobertos por bainhas foliares imbricantes, apresentam-se agrupados e possuem apenas uma grande folha plana oblonga ou ligulada. Da axila das bainhas nasce uma inflorescência, pendente, racemosa, longa ou muito longa, com flores dispostas em espiral, extremamente delicadas ou mais robustas”.
“As flores geralmente são esverdeadas, frágeis, pontiagudas ou pontudas, alaranjadas ou pardas. As pétalas e sépalas são sempre livres e costumam arquear-se de modo a quase começarem a fechar. O labelo possui uma garra perto da base, longo e triangular. A coluna apresenta antera dorsal com duas políneas[i]

Observação endógena: esta orquídea foi adquirida através de uma troca com  orquidófila de Pilar-AL. Identificada apenas como Notylia, logo após a sua floração eu fui em busca de localizar a qual espécie ela pertencia e não tem sido uma tarefa fácil. De acordo com o site Delfina de Araujo, que traz um detalhamento da ocorrência de orquídeas, por Estados brasileiros, em Alagoas nós teríamos apenas as seguintes espécies de Notylia: punktata, barkeri e microchila. Até que se prove o contrário, esta orquídea ora relatada seria encontrada aqui em Alagoas, porém, observando a sua floração, olhando fotos e pesquisas, pairou a dúvida sobre a sua real identificação.
Então, quem puder ajudar na identificação, eu agradeço desde já.
[i] Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Notylia Acesso mar. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amigos e Seguidores