ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 357 - Orquídea: Cyrtopodium blanchetii Rchb.f.

terça-feira, 12 de março de 2019

357 - Orquídea: Cyrtopodium blanchetii Rchb.f.

"Cyrtopodium blanchetii tem ocorrência registrada para os Estados do CE, BA, MT, GO, DF, MG e SP; desenvolve-se em ambientes de Caatinga e Cerrado. Possui uma grande extensão de ocorrência. Apesar de a espécie ocorrer em áreas de grande interferência antrópica, muitos desses espaços são de áreas protegidas. Desta forma, é uma espécie com menor preocupação no que se refere a ameaças de extinção. Porém, maiores estudos populacionais e de exploração poderão futuramente levá-la a uma nova avaliação".

Ecologia: "erva terrestre com pseudobulbos quase sempre enterrados. Este hábito parece ser uma adaptação aos incêndios anuais que ocorrem no seu habitat, durante a estação seca. A espécie floresce nos meses de setembro e outubro[1]".

Observação endógena: esta orquídea singular e de rara beleza, foi adquirida ano passado, de um orquidófilo de Sergipe. Iniciou esta florada desde fins de 2018 a início de 2019. O que chama a atenção é, sem dúvida, o fato de ser terrestre e ter os pseudobulbos parcialmente subterrâneos; outra característica interessante é o formato e tamanho das suas flores, além dessa incrível complexidade de cores e tons nas pétalas e sépalas, com o labelo predominantemente amarelado.

[i] CNCFlora. Cyrtopodium blanchetii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: htt://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cyrtopodiumblanchetii. Acesso em 12 março 2019. Acesso em mar. de 2019.

6 comentários:

  1. Olá Jalo! Muito interessante este Cyrtopodium, sobretudo as suas pétalas e sépalas. Obrigado pelas informações sobre o mesmo, que desconhecia, e por nos mostrar mais uma magnífica espécie nativa do Brasil. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Américo! Eu que agradeço a sua participação aqui no nosso site! Abraço.

      Excluir
  2. Olá,gastaria de indicação de um lugar para adquirir uma muda.
    Pode indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida. Não é mt fácil conseguir esse tipo de espécie à venda; esta eu adquiri com o Val do canal Plantas e Abelhas (Youtube). Digita esse canal no youtube e por lá vc entra em contato com ele. Abraço.

      Excluir
  3. Olá, obrigado por mostrar esta beleza!... você já polinizou isso sozinho, pois eu cultivo orquídeas a partir de sementes e adoraria experimentar esta espécie. Temos C. punctatum aqui na Flórida, EUA, mas não muito mais. Tantas grandes orquídeas no Brasil. Você é tão sortudo!..Um dia eu irei visitar!..bluecrabmax@gmail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Max! Sim, já polinizei algumas, mas não é uma prática comum, pretendo melhorar nessa questão! Ok, será bem vindo!

      Excluir

Amigos e Seguidores