ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 378 - Orquídea: Miltonia flavescens

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

378 - Orquídea: Miltonia flavescens

Nome técnico: Miltonia flavescens;
Nome popular: orquídea amor-perfeito;
Origem: nativa do Brasil, encontrada em vários estados, da Bahia e Pernambuco aos estados do sul do país e também na argentina.

"Planta herbácea perene, epífita de folhas finas coriáceas com altura em torno de 30 cm, formando grandes touceiras”. As flores são pequenas e perfumadas, de sépalas e pétalas na cor amarelo pálido e labelo branco de forma diferenciada com pontuações em púrpura. Reúnem-se em grande racemo muito ornamental, com a haste floral de 40 cm com cerca de 12 flores em cada, na primavera até o verão, dependendo das condições da região. A duração da floração é de até 20 dias”.
“É uma das orquídeas mais fáceis de cuidar. Tolera calor e vegeta bem em locais de clima mais úmido e de temperaturas mais baixas, numa amplitude de 5 a 35º C”.
“O local de cultivo pode ter boa luminosidade, se colocar em ripado, usar sombreamento de 50%, deixando espaço grande entre as plantas penduradas, pois forma grande touceira”.
“As regas devem ser frequentes nas estações de crescimento da planta e no verão, diminuindo no inverno. As adubações para esta orquídea devem ser balanceadas”.
“Quem usar adubo foliar deve ter cuidado na aplicação, evitando que o sol queime as folhas com gotas de água em cima. A propagação desta orquídea pode ser feita por divisão de touceira. A não ser que seja um produtor e vá comercializar, o interessante é deixar que se formem grandes touceiras, seu efeito ornamental será maior[i]

Observação endógena: esta é por enquanto, minha única orquídea do gênero Miltonia a florir, e isto não foi nada fácil. Foi preciso insistir um pouco, prova disso é que esta é a minha segunda planta. A primeira se desenvolveu muito bem e chegou a emitir hastes florais por diversas vezes, mas nunca chegava a produzir as flores. Até que em certa estação climática ela morreu. Fiquei algum tempo sem investir neste gênero (especificamente nesta espécie) até que resolvi comprar mais uma no início deste ano e olha que deu muito certo, além de vir a emitir raízes e novos pseudobulbos, também produziu essas primeiras belas flores. 

[i] Disponível em: <http://www.fazfacil.com.br/jardim/orquidea-miltonia-flavescens/> Acesso em jan. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores