ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: Bromélia: Tillandsia recurvata

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Bromélia: Tillandsia recurvata



Nome Científico: Recurvata Tillandsia;
Nome Popular: Tillandsia Recurvata;
Família: Bromeliaceae;
Subfamília: Tillandsioideae;
Origem: EUA, Argentina e Chile;
Ciclo de Vida: Perene.
"A Tillandsia Recurvata (...) é uma bromélia epífita (...). Suas folhas são como fios retorcidos com três a dezoito cm de comprimento. Elas são cobertas de tricomas cinza prateados ou acastanhado em hastes de tufos curtos. Algumas raízes estão presentes. As rosetas são densas e, às vezes formam colônias. Ela cresce em um aglomerado globular e muitas vezes é confundida com a Barba de Velho ou Musgo Espanhol (Tillandsia Usneóides)". 

"Ela é uma planta florífera discreta, mas não é monótona, no outono produz brácteas cinzas escamosas com flores em forma de funil com pétalas azuis claras ou violetas. É uma planta minúscula, por esse motivo é uma das últimas a serem incorporadas nas coleções de Tillandsias".

"Cultivo – abrigá-las do sol direto, especialmente durante as horas quentes. Conservá-las em um local com bastante luminosidade. Podem viver em uma ampla faixa de temperatura variável entre 10º a 35º C. As regas devem ser feitas com água de chuva ou desmineralizada e em dias alternados (...)".

"Montagem de Arranjos – a montagem ou suspensão das Tillandsias é muito simples. Outras formas de fixação podem ser feitas com o auxilio de linha de pesca, linha encerada ou fio de arame (sem cobre). Os materiais a serem usados como base de fixação podem ser conchas, corais, pedras, cristais, troncos, galhos, variando de acordo com a criatividade e o gosto individual de cada pessoa".

"Circulação de Ar – as Tillandsias devem receber uma boa ventilação de ar ou brisa, pois elas captam os nutrientes de que se alimentam no ar. Mas não toleram ventos fortes, o que deve ser evitado".

"Adubação – é benéfico alimentá-las com adubo de orquídeas hidrossolúvel diluído na água na proporção de ¼ da dosagem recomenda pelo fabricante e aplicado com aspessor em horários amenos ou de sol frio".

"Reprodução – nas plantas matrizes e/ou mãe após florescerem, posteriormente começará a surgir nas axilas dos exemplares pequenos brotos (filhotes), começam então a planta matriz começará a morrer lentamente, deixando em seu lugar de 3 a 5 filhotes que crescerão formando lindas touceiras[1]"

Observação endógena: essa pequenas bromélias sobrevivem com muita facilidade em ambientes urbanos também, principalmente nos fios de energia. N'alguns casos não só uma, mas uma colônia delas persiste! Porém, quando nos fios (sei), não dá pra imaginar ser uma estrutura tão complexa e miúda, para que se forme esta bromélia, e um processo paulatino para a eclosão das minúsculas flores!
Você poderá seguir essas recomendações acima mostradas, para cultivá-las, mas também, se nada fizer, apenas fixá-la num local similar a natureza, ela irá se manter tranquilamente!
Após a eclosão das flores de Tillandsia recurvata (cápsulas antigas, botõezinhos e novas pequenas flores).
Uma 'flor' solitária se projeta: Tillandsia recurvata.

13 comentários:

  1. Oi, Jalon! Que interessante, sou fascinado pelas Tillandsias. Infelizmente, não tenho espaço para cultivar tudo o que gosto. Ainda assim, adorei aprender mais sobre estas plantas, muito obrigado pelo artigo e parabéns!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. É verdade: sei que se vc tivesse mais espaço aí, imagina a infinidade (outra) de maravilhas que vc cultivaria! Ainda assim, com o pouco espaço, és de uma importância incrível, Sérgio, para esse meio!
    Agradeço mais uma vez: as visitas, as respostas etc.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. olá nossa que interessante eu tenho uma dessa la em casa e nem sabia rssssssss....o mais curioso é que eu estava passando pela praça e vi ela caida na grama fiquei com dó eu sou assim mesmo rss e peguei e plantei em um toquinho de madeira e coloquei no meu orquidario obrigada pelas infomações vou colocar o nome dela na plaquinha....

    ResponderExcluir
  4. Oi Elisângela; muito obrigado pela participação no post! Acho que vc fez bem, afinal a sorte dela estava a mercê de qlq perigo, se permanecesse no chão da praça!
    Eu fico mt feliz por saber q a postagem ajudou, de alguma forma; esse é o nosso maior objetivo e nossa recompensa são (vcs) os leitores, amigos e contribuintes diretos! abraço.

    ResponderExcluir
  5. Minha primeira tilandsia rsss agora ja sei como cultivar obrigado

    ResponderExcluir
  6. Cheguei até aqui procurando luvrar-me de ignorância. Adoro plantas e até tenho - no reduzido espaço de minha casa, uma pequena horta e florei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado se seja bem vindo ao nosso espaço de troca de conhecimentos! Abraço!

      Excluir
  7. Participo de um grupo de troca de sementes e mudas de plantas nativas no Brasil. Lá vi informação de que a tilandsia não é praga - como eu achava, e não "seca" plantas (minha ignorância). Estou pesquisando pois preciso vencer esse desconhecimento. Pode me esclarecer isso? Até triyxe uma planta dessas caída das árvores dá praça para pesquisar. Está florida.

    ResponderExcluir
  8. Olá Aluisio! Agradeço seu contato, enfim estar visitando nosso blog! Realmente o gênero das bromélias tillandsias é fantástico. Meu cultivo é mais dedicado as orquídeas, mas tenho sim pelo menos uma dezena de tillandias, de diversas espécies, e posso garantir que vale a pena o cultivo. Realmente, como vc já viu, elas não são parasitas, usam a estrutura de árvores e outros suportes apenas para se fixarem e retiram água e nutrientes da própria atmosfera, especialmente através das folhas. São plantas rústicas, de mt beleza desde a estrutura até as florações. Salvo engano, elas se dividem em dois grandes grupos, tillandsias verdes e tillandsias cinzas. A verdes preferem um cultivo a meia sombra e as cinzas suportam luz solar diretamente, aliás, elas precisam mt de luz solar para se desenvolverem. Qualquer coisa estou a disposição.

    ResponderExcluir
  9. Agradeço muito a informação. Sinto-me mais apto a respeitar essas plantas e divulgar esse conhecimento. Saudaçõeds.

    ResponderExcluir
  10. Tenho visto essa espécie comumente em fios de rede elétrica. Realmente é muito bonita quando vista de perto. Galileu Coelho (Biólogo)z

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua participação caro amigo! Realmente a natureza é sábia! Grande abraço.

      Excluir

Amigos e Seguidores