ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 79 - Blc. Waikiki gold 'Lea' - 10 floradas consecutivas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

79 - Blc. Waikiki gold 'Lea' - 10 floradas consecutivas

Olá car@s amigos e amigas que acompanham o blog Orquídeas & Bromélias! Neste dia tão especial, no qual comemoramos o Nascimento de Jesus Cristo, o nosso Salvador, gostaria de trazer uma postagem sobre a 10ª florada desta cattleya híbrida, Blc. waikiki gold 'lea', mas também e especialmente desejar a todos vocês um excelente Dia de Natal, cheio de bençãos, paz e solidariedade; e por que não repleto de cores, aromas e sabores, alguns desses prazeres proporcionados pelas magníficas orquídeas?!
Pois bem, como dito antes, se trata de um híbrido obtido a partir do cruzamento de três diferentes gêneros: brassavola, laelia e cattleya. É de fácil cultivo, epífita, entouceira rápido e floresce abundantemente (inclusive várias vezes ao ano, se bem cultivada). 
As flores, como se pode observar nas fotos, são muito belas e de um amarelo cativante, que tende a se intensificar à medida que a flor vai amadurecendo.
No gráfico acima eu tento detalhar um pouco do que foram essas 10 floradas sequenciais, num intervalo compreendido entre janeiro de 2013 e final de 2020: vejam que a produção de flores, em termos quantitativos vai aumentando com o passar dos anos, atingindo o auge em 2017, com 10 flores numa única florada. Depois veio uma tendência de queda, isto porque ela estava entouceirada e foi necessário o fazimento de cortes e o replantio. Em todo esse período de flores ela gerou uma cápsula de sementes em apenas um momento, que foi na florada de 2014.2.
Veja abaixo uma "sequência" de floradas e perceba como a tonalidade das flores muda, logo que os botões abrem até a sua maturação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores