ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 426 - Orquídea: Liparis nervosa

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

426 - Orquídea: Liparis nervosa


“Espécie com ocorrência cosmopolita, foi descrita por Thunberg (1784) como Ophrys nervosa, através da coleta de Thunberg s.n. realizada no Japão, em região e datas não indicadas. No Brasil, ocorre em praticamente todo território nacional (não é endêmica do Brasil)”.

Descrição:

“Erva terrestre de 30-50 cm. Pseudobulbo oblongo a ovado. Folhas elíptico-ovadas, oblongo-lanceoladas, ápice obtuso a levemente agudo. Inflorescências congestas, com cerca de 20 flores; flores purpúreas e esverdeadas, geralmente com mancha verde no labelo. Sépalas e pétalas de 6 a 7 mm, lineares, com margem reflexa, ápice obtuso; pétalas e sépala dorsal mais estreitas que as sépalas laterais. Labelo inteiro, obovado, margem inteira, ápice emarginado; 2 calos longitudinais na base. Coluna de 3 mm, ereta a levemente arqueada, asas conspícuas”.

Distribuição Geográfica/ ocorrências confirmadas:

Norte (Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima);

Nordeste (Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe);

Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso);

Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo);

Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina);

Domínios Fitogeográficos:

Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.

Tipo de Vegetação:

Campo de Altitude, Campo Limpo, Campo Rupestre, Floresta Ciliar ou Galeria, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial), Floresta Ombrófila Mista, Restinga.[i]

Observação endógena: esta simpática orquídea terrestre, foi um presente de um amigo multitalentoso e orquidófilo daqui mesmo, do Estado de Alagoas; produziu cerca de 12 flores, nesta haste floral única. Após a floração, aguardei que a planta entrasse em dormência e fiz o replantio para um vaso maior. A expectativa é que se renove tão logo a estação climática for agradável para ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores