ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: Catasetum macrocarpum/flor masculina: umas flores 2013

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Catasetum macrocarpum/flor masculina: umas flores 2013

Este ano eu consegui (julgo) fotos magníficas das flores dos meus Catasetums! É verdade que eu já possuo uma boa quantidade de outros Catasetums, mas apenas os da variedade macrocarpum florescem todos os anos; um deles (que foi minha primeira orquídea) está na sua 9ª florada! Também faço uma observação que eles estão sempre a alternar entre as flores masculinas e as femininas; este em questão pôs simultaneamente flores femininas e masculinas este ano e houve, consequentemente, a formação de enormes cápsulas de sementes, que estão prestes a eclodir e, certamente, irão ajudar a compor outra postagem, neste blog. Vocês poderão observar que numa postagem inicial sobre o macrocarpum - flor masculina eu apresentei fotos de baixa qualidade, se comparadas a estas, agora expostas!
 
 
 
 
 

8 comentários:

  1. Oi, Jalon, que fantástico! Deve ser uma grande alegria poder acompanhar o ciclo completo, dos botões, masculinos e femininos, às flores e finalmente às cápsulas de sementes! Parabéns! As fotos ficaram perfeitas, adorei!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, "pois se num é"! E ainda mais esse meu primeiro Catasetum, que foi responsável por despertar em mim a vontade de cultivar orquídeas (e ele já está comigo a uns 9 anos!).
      Muito obrigado pela visita e pelo contribuição, abraço!

      Excluir
  2. Eu não falo tão difícil, mas sei muito admirar
    esta faceta da natureza, é um flor bem acanhada
    a beleza dela é bem discreta.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone; gostei da cutucada!! rsrsrsrs...
      Obrigado pela contribuição: e para acrescentar algo mais, não dito antes: essas flores são de um perfume fantástico, diferente de tantos outros que conhecemos, mesmo os a natureza!
      Abraço.

      Excluir
  3. Olá Jalo,
    As suas fotos estão excelentes e ainda por cima com a felicidade de captar, de forma divinal, o polinizador deste belo Catasetum. Para mim, estas plantas são realmente enigmáticas e um caso à parte nas orquidáceas. Parabéns pelo magnífico resultado do seu cultivo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Américo, fico muito feliz que tenha apreciado! O Senhor observou bem: essas abelhas de 'mangangás' são atraídas pelo perfume inconfundível dos macrocarpums, principalmente pela manhã e elas não hesitam, enfrentando até nossa presença, para estarem literalmente dentro das flores (meio que a "comer suas carnes")!
      Grande abraço.

      Excluir
  4. A beleza das flores jalo. Parabéns para a linda planta. As fotografias são maravilhosas. Eu só tenho um catasetum e dificilmente pode mantê-lo vivo... Fiquei encantado. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso que tenha gostado Angel! Muito obrigado por expor aqui seu sentimento em relação aos Catasetums; tomara que vc consiga espécies que se desenvolvam bem aí na Europa! Abraço, valeu mesmo!

      Excluir

Amigos e Seguidores