ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 209 - Orquídea: Laelia purpurata (tipo)

sábado, 16 de novembro de 2013

209 - Orquídea: Laelia purpurata (tipo)


Eu já havia postado recentemente sobre esta orquídea. Apresentei seus botões numa postagem anterior.
“Orquídea de rara beleza, a laelia é uma planta epífita, isto é, que se desenvolve sobre outras plantas, usando seus ramos como suporte. A planta tem de 20 a 40 cm de altura, folhas grandes, rígidas com pseudobulbo bem desenvolvido”.
“As flores são grandes, de 6,5 x 6,5 cm até 13 x 13 cm, pétalas delicadas em branco e variações de rosa e o labelo com mácula cor de púrpura. A haste floral tem de 10 a 25 cm de altura e pode apresentar grupos de 5 ou mais flores, muito perfumadas que duram cerca de 20 dias”.
“A Laelia é um gênero de orquídea onde encontramos um grande número de variedades, cultivares e híbridos com outros gêneros. Existem muitas controvérsias a respeito e diferentes propostas de pesquisadores, baseados no DNA das plantas, inclusive propondo novos gêneros para a Laelia brasileira”.
“É uma orquídea simples de cuidar. Necessita de muita luz, temperatura de 10 a 35 C°. Seu cultivo é feito em ripados com cobertura de sombrite com sombreamento de 40%. As regas devem ser regulares o ano todo, diminuindo no inverno. O substrato de cultivo é o igual a todas as orquídeas, casca de coco, cascalho, musgo, etc., propiciando boa drenagem. A adubação é feita por adubos foliares ou granulados, dissolvidos na água e aplicados antes da floração e após o pendão estar seco, quando a planta entra em estágio vegetativo e de crescimento. Na natureza são plantas de matas onde seus nutrientes são extraídos do ar, de folhas decompostas e de excrementos da fauna selvagem[1]”.

Observação endógena: adquiri esta linda orquídea a partir de uma permuta com orquidófila de SC. Ela havia me adiantado que ela viria com uma boa espata de floração, mas que provavelmente poria flores em dezembro deste ano; mas não esperou, o clima quente que encontrou no Nordeste, certamente lhe fez apressar-se e cerca de uma, duas, semanas após ter chegado, iniciou esta floração, foi tanta a pressa que sequer conseguiu alongar a haste floral.
 
 

[1] Disponível em: http://www.fazfacil.com.br/jardim/orquidea-lelia-purpura/ Acesso em out. de 2013.

12 comentários:

  1. Oi, Jalo! Estava mesmo curioso para saber o resultado daqueles botões. Que linda purpurata, parabéns pelo cultivo e pela floração! Esta é uma orquídea que admiro, mas não cultivo, por falta de espaço.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo uma pena Sérgio, que não possa cultivar muitos gêneros no Apê (principalmente) os maiores; é certo que terias resultados incríveis!
      Muito obrigado por estar aqui! Abraço.

      Excluir
  2. Ontem fui á festa das flores e ela é o simbolo da festa, tinha milhares desta,
    muito lindas.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Simone por ter passado aqui deixado seu comentário! Qt a festa, deve ter sido uma maravilha, um paraíso!
      Abraço.

      Excluir
  3. Linda Jalo. Eu tenho duas Laelias rupícolas, mas nunca consegui que eles eu florescer. Eles são esplêndidas flores. Parabéns na colheita e desfrutar de suas flores. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe as suas não se cansarão de ficar sem flores e 'porão' tão logo; espero que sim!
      Muito obrigado pela visita, abraço!

      Excluir
  4. Olá Jalo,
    Estou encantado com a maravilhosa floração desta Laelia purpurata e fiquei ainda mais fã desta magnífica espécie brasileira. Parabéns pelo resultado e pelas belíssimas fotos, que nos mostram pormenores deliciosos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muitíssimo lisonjeado quando gostas das minhas postagens (minhas orquídeas); pq vislumbro sua qualidade em cultivar e postar sempre coisas magníficas, também, no seu blog!
      Obrigado. Bons cultivos!

      Excluir
  5. Jalonunes, maravilhosa, cor divina, perfeita e com bastante saúde.
    Parabéns pela planta.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bete pela visita e pela consideração! Agradeço demais; um abraço!

      Excluir
  6. Rapaz, as purpuratas são o bicho mesmo.

    A festa em Joinville tinha centenas, quase tive overdose delas. Trouxe para casa uma prima da purpurata, só que amarelada. Vamos ver o que vai sair...

    Abração Jalon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Luis, ler seu comentário aqui! Fico contente!
      Um abraço de agradecimento pra vc!

      Excluir

Amigos e Seguidores