ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: 285 - Orquídea: Maxillaria tenuifolia

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

285 - Orquídea: Maxillaria tenuifolia

"Originária do México, esta Maxillaria foi descoberta perto da cidade de Vera Cruz e descrita por John Lindley em 1837. É uma orquídea epífita mas também encontrada a crescer de forma terrestre. É uma das Maxillarias mais conhecidas pelo aroma adocicado das suas flores que lembra o cheiro de coco. Não é de difícil cultivo, deve ser mantida em ambiente temperado, em substrato de casca de pinheiro e musgo de esfagno. Gosta de estar em locais iluminados mas sem sol direto. No inverno diminuem-se as regas mas durante o resto do ano a planta deve permanecer úmida sem estar muito impregnada de água. Esta orquídea é muito parecida com a Maxillaria curtipes, cujas flores são muito semelhantes variando somente na forma e tamanho dos pseudobulbos, com uma ligeira diferença no labelo e com um perfume diferente, lembrando o cheiro de cogumelos".[i]

Observação endógena: em diversos momentos eu tentei cultivar orquídeas do gênero Maxillaria e na maioria das vezes, sem sucesso, muito por conta do clima quente, seco e de baixa umidade, que predomina na minha região. Dessas diversas tentativas, pelo menos dois momentos eu tentei cultivar Maxillaria tenuifolia e foi apenas na segunda investida que deu certo, especialmente por ter adquirido uma planta adulta, uma touceira. A sua aquisição foi em 2016 e mesmo sendo adulta a floração só veio cerca de dois anos depois, em fins de 2018 para início deste ano.
Ratifico esse incrível cheiro de coco que essas flores exalam e preenchem todo um ambiente, sem contar na beleza dessas flores, na maneira como saem da base dos pseudobulbos e, é claro, a beleza estrutural da planta, como  um todo.

2 comentários:

  1. Espectacular apreciado amigo, no dejas de sorprenderme. Muchas gracias. Un saludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprecio demais este gênero, Raúl! Mas essa é uma das poucas que se desenvolve bem aqui na região Nordeste do Brasil.
      Obrigado.

      Excluir

Amigos e Seguidores