ORQUÍDEAS * BROMÉLIAS: Orquídea: Vanilla columbiana/calyculata

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Orquídea: Vanilla columbiana/calyculata

Fotos registradas e cedidas por Décio Chiracava (algumas delas postadas nas suas redes sociais).

Vanilla columbiana/calyculata é uma espécie de orquídea terrestre e trepadeira. São plantas clorofiladas, de raízes aéreas, flores de cores pálidas (labelo trilobado com ápice recortado) e de grande robustez estrutural, portanto, o caule é comparativamente espesso e carnoso (a partir de informações colhidas na internet).
Observação: de hábito terrestre, podendo subir em árvores por conta de suas raízes aéreas (trepadeira).

Há alguns anos atrás, especificamente em 2015, em enviei algumas ramas de Vanilla (até então não identificadas) para um orquidófilo de São Paulo, o amigo e especialista no cultivo de vanillas, Décio Chiracava. E o intuito era justamente este: ter o aporte de uma pessoa muito competente no cultivo deste gênero de orquídeas, para que pudéssemos ter a sua identificação. Mas mesmo se tratando de um cultivo adequado, desenvolvido por uma pessoa capacitada, ela se fez de difícil e veio a florir apenas neste ano de 2021.
Eis que chegou até mim a notícia da produção dos seus primeiros botões florais e consequentemente a plenitude das suas flores. Décio me informou que se tratava-se nada mais nada do que Vanilla columbiana/calyculata, até o ano passado não havia registros desta espécie no Brasil. E por isso, o caro amigo lamentou que ela não tenha vindo a florir antes, justamente porque o primeiro registro dela - no Brasil - ocorreu o ano passado, no estado da Bahia. Se ela não fosse tão paciente esse registro poderia ter vindo para o estado de Alagoas, e por isso eu também lamentei um pouco.
Mas isso é o de menos, acho que o mais importante foi a confiança estabelecida entre mim e o orquidófilo paulista para, no mínimo, podermos acrescentar o nome desta espécie na lista de orquídeas encontradas em nosso querido estado de Alagoas.

Fotos: Décio Chiracava

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e Seguidores